Economia

‘Vaca magra’ colocada em frente à B3 vence prêmio por protesto contra fome

Escultura foi instalada temporariamente no lugar do ‘Touro de Ouro da B3’, retirado do local por falta de licença.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

A escultura de uma “vaca magra” que chamou atenção após ser instalada em frente à sede da B3 em dezembro do ano passado, venceu nesta quarta-feira (6) o prêmio Megafone, o primeiro voltado para ações de ativismo no Brasil. Símbolo de um protesto contra a fome no país, a obra levou a categoria “Arte de Rua”.

Criada pela cearense Márcia Pinheiro, a “vaca magra” foi colocada no local temporariamente, como um ato de protesto após a inauguração do “Touro de Ouro da B3, no centro da capital paulista. A escultura foi inspirada no famoso touro de Wall Street, que “enfrenta” uma pequena garota.

Touro dourado da B3 é alvo de protestos. (Foto: Divulgação / Fogo no Pavio)

O touro da B3 havia sido instalado no mesmo local 3 semanas antes e foi retirado por falta de licença da prefeitura de São Paulo. A figura, que recebeu críticas e foi alvo de piadas na internet, chegou a ser pichada por transeuntes antes de ser retirada.

O Prêmio Megafone prestigiou vencedores em 14 categorias. A principal (Megafone do Ano) foi entregue ao padre Júlio Lancelotti e o Prêmio do Júri, para o MST. Cada um dos vencedores recebeu um troféu feito pelo artivista Mundano, um dos idealizadores do prêmio, utilizando cinzas da floresta.

Veja também

Mais Vistos