Siga nossas redes

Geral

B3 inaugura réplica do touro de Wall Street em frente a sua sede

Figura é inspirada em símbolo do mercado financeiro e atração turística em Nova York.

Touro dourado inaugurado em frente à sede da B3. (Foto: Divulgação)
Touro inaugurado na sede da B3, no centro histórico de São Paulo/Reprodução

A B3 (B3SA3), empresa que opera a bolsa brasileira, inaugura nesta terça-feira (16) uma escultura de um touro em frente a sua sede, no centro da capital paulista. A figura, símbolo do mercado financeiro, tem inspiração no Touro de Wall Street, estátua localizada no Financial District, sul de Manhattan, em Nova York. 

Construído sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva, o Touro tem 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura.

A empreitada é resultado de uma parceria com o economista, apresentador e influenciador digital Pablo Spyer e o artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli. A escultura ficará instalada em frente ao prédio da B3 na rua XV de Novembro, no centro histórico da cidade.

“Foi mais de um ano de jornada, desde a concepção do projeto, para chegarmos a um conceito original e ao design de um touro totalmente brasileiro, com uma expressão representativa da bravura e a coragem do nosso povo”, destacou por nota Rafael Brancatelli.

O artista plástico conta que fez cerca de 150 versões de desenhos até o resultado definitivo, que agora poderá ser conferido por toda a população.

Foto do touro de Wall Street em frente a sua sede em NY
The Charging Bull ou Touro de Wall Street, no distrito de Manhattan, Nova York, EUA, 16 de janeiro de 2019. REUTERS/Carlo Allegri

Segundo a B3, a inauguração do Touro de Ouro foi acompanhada de uma campanha reforçando que a escultura, mais que um símbolo associado em todo o mundo ao mercado financeiro, representará especialmente as características da população brasileira.

Ela será protagonizada por quatro pessoas comuns que contarão como a decisão de terem se tornado investidoras impactou suas vidas. No mês de outubro, a B3 atingiu a marca histórica de 4 milhões de contas de pessoas físicas em renda variável.

No mercado financeiro, a figura do touro representa o “bull market”, conhecido como a tendência de alta de um mercado ou investimento. Na outra ponta, o urso simboliza o “bear market”, quando a tendência é de baixa. Entenda aqui a origem dos termos.

*Notícia em atualização

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.