Siga nossas redes

Cafeína

Com renda fixa em alta, faz sentido investir em fundos multimercados?

Investidores estão encontrando retornos interessantes com menor risco na renda fixa.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Com a inflação em alta e a escalada de juros, a indústria de fundos de ações brasileiras e multimercados vêm ‘apanhando’ um bocado. Os investidores brasileiros que entraram na bolsa e passaram inclusive a se expor a essa modalidade estão encontrando retornos mais interessantes por um risco bem mais baixo na renda fixa. O que leva a uma maior saída dos fundos.

Para ter uma ideia, os multimercados registraram saída líquida de cerca de R$ 13,4 bilhões em setembro, sendo este o maior resgate mensal desde dezembro de 2017, de acordo com a Anbima. O número superou a saída líquida de abril de 2020, na esteira do choque provocado pela pandemia do coronavírus. Os fundos multimercado e de ação vinham captando a um ritmo recorde, já que os investidores partiram em busca de ativos mais arriscados e com retornos melhores, dado que a Selic caiu para o piso histórico de 2% à época.

Mas agora estamos com uma Selic ascendente principalmente para conter o avanço da inflação, que atinge 10% em 12 meses.  Ou seja: como será que fica o cenário daqui para frente para essa modalidade de fundos? Com a renda fixa em alta, faz sentido investir nos multimercados haja vista a relação risco e retorno? E quanto as taxas de administração e performance cobradas nestes fundos, vale a pena desembolsar quando comparado a investimentos mais conservadores e rentáveis?

O Cafeína conversou com o gestor Flávio Aragão, da 051 Capital, para entender o atual cenário e o que os investidores precisam levar em consideração antes de abandonar a categoria multimercados.

Leia mais:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Invista em Previdência e não se preocupe lá na frente! Invista em Previdência Privada!

Anúncio Patrocinado Super Week Temporada de balanços Super Week Temporada de balanços
ANÚNCIO PATROCINADO      Conheça a carteira recomenda de dividendos

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Carteira Top 10