Siga nossas redes

Cafeína

Os melhores fundos de ações, multimercado e renda fixa do semestre

Segundo levantamento da Morningstar, 30 fundos divididos entre ações, multimercados e renda fixa trouxeram os melhores retornos combinados ao risco.

Conforme avança o processo de reabertura das economias, tanto no Brasil como no exterior, muitos gestores se guiam por essa movimentação para montarem os portfólios dos diferentes tipos de fundos ao longo dos últimos 6 meses.

A expectativa da maior parte desses gestores é a de que, no Brasil, a diminuição do risco fiscal, bem como o avanço da vacinação faz com que setores que ainda não conseguiram se recuperar completamente do tombo causado pelas restrições da pandemia ganhem cada vez mais espaço nas carteiras.

Além disso, a aposta na valorização do real frente ao dólar foi outro posicionamento importante para os fundos de maior rentabilidade durante o mês passado, com a contribuição do ciclo de alta da taxa de juros iniciado pelo Banco Central para assim atrair mais recursos para o país.

Dado este cenário, quais então foram os fundos que mais se destacaram no primeiro semestre? Segundo levantamento da casa de análises americana Morningstar, 30 fundos divididos entre ações, multimercados e renda fixa trouxeram os melhores retornos combinados ao risco. Para a análise foram considerados os fundos nascidos antes de janeiro de 2021, com pelo menos mil cotistas, e um patrimônio líquido a partir de R$ 30 milhões.

Na categoria ações, os 10 fundos que se destacaram retornaram entre 26% e 55% aos seus cotistas. São eles:

Melhores Fundos de Ações

Fundo                                                                                           Retorno semestre %

TRIGONO FLAGSHIP 60 SMALL CAPS 55,13
TRIGONO FLAGSHIP SMALL CAPS 55,03
TRIGONO VERBIER 53,62
TRIGONO DELPHOS INCOME 53,12
INTER + IBOVESPA ATIVO 37,11
TREND BOLSA AMERICANA ALAVANCADO 32,06
LEGG MASON ROYCE US SMALL CAP OPPORTUNITY 29,10
MAPFRE FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES SMALL 31,04
ÁGORA ARROJADA INDEX 28,58
TARPON GT FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS 26,33

Fonte: Morningstar

No 1º e 2º lugar estão dois fundos focados em small caps geridos pela Trígono Capital. A principal diferença entre eles é que no caso do Trígono Flagship 60, que aparece na 1ª posição, o resgate é em 30 dias e ele está fechado para captação. Já o Trígono Flagship Small Caps, que está na 2ª posição, o resgate é em 60 dias e segue aberto para novos aportes.

Os dois fundos têm gestão ativa, com exposição a empresas menos conhecidas e de menor valor de mercado, mas que na opinião dos gestores ainda estão descontadas em relação ao seu real valor. Ou seja: são companhias ignoradas pela maior parte do mercado.

Melhores Fundos Multimercados

Já na categoria multimercados, ocupa a 1ª posição o fundo Helius Lux Long Biased, seguido por Trend Cannabis, Sparta Cíclico, Vista Multiestratégia, BTGP Mobius Emerging Markets, Logos tOtal Return, Trend Imobiliário Americano, Vinland Long Bias, Santander Global Equity ESG, BTG Pactual S&P 500 e o Sicred Bolsa Americana.

Segundo a última carta divulgada pela Helius Capital, que ocupa a primeira posição, os gestores afirmam entender que a dinâmica favorável às commodities se manterá durante algum tempo, mas que reduziram a exposição às siderúrgicas e mineradoras logo após os primeiros esforços chineses para tentar conter os preços das commodities metálicas. Em contrapartida, foi aumentada a exposição a empresas ligadas à produção de petróleo. E adicionalmente, por conta dessa revisão positiva do PIB doméstico, os gestores aumentaram a exposição a setores que se beneficiam da reabertura econômica, como o varejo.

Enquanto isso, o multimercado Sparta Cíclico FIM, que ocupa a terceira posição, é um fundo com perfil mais agressivo e que busca altas rentabilidades. Sua exposição é focada em commodities, ações, moedas e juros. Com mais de 10 anos de histórico, este fundo já acumulou diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo o fundo Global Macro com o maior retorno do mundo em 36 meses, de acordo com a BarclayHedge.

Para quem investiu neste fundo desde início, teve uma rentabilidade acumulada de mais de 2.150%. Nos últimos 12 meses a rentabilidade foi de 44%, e nos últimos seis meses de 24,8%.

Melhores Fundos de Renda fixa

Já entre os fundos de renda fixa, desponta na 1ª posição o fundo BTG Pactual Debentures Incentivadas, seguido por Schroder High Grade Advisory, Sparta Debênt, ARX Vinson, Icatu Vanguarda, Iridium Pioneer, Capitania Premium, Santander, SPX Seahawk Advisory e na 10ª posição outro fundo do BTG, é o BTG Crédito Corporativo.

Quase todos os fundos renda fixa do ranking são de crédito privado, de debêntures incentivadas e de infraestrutura (que têm benefício fiscal e não pagam imposto de renda).

Entre todas as modalidades, a de renda fixa foi a que apresentou os rendimentos mais modestos. O maior rendimento da lista com os dez fundos foi de quase 5,8% (para o fundo BTG Debentures Incentivadas) e de 3,4% para o BTG Crédito Corporativo.

  • O que é pullback e como ele influencia o mercado de ações?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.