Siga nossas redes

Conexão B3

10 livros de finanças indicados pelo CEO da B3

Confira recomendações do representante da bolsa de valores brasileira.

Publicado

em

por

Gilson Finkelsztain
Gilson Finkelsztain, CEO da B3

Se o assunto é investimento, vocês sabem que sou um incansável defensor da educação financeira de qualidade como instrumento essencial para a evolução do nosso mercado. 

Falar de educação financeira, na minha visão, é um trabalho contínuo, que muito lembra uma maratona: quem quer correr rápido demais para fugir do pelotão sem ter uma base sólida vai acabar cansando e desistindo cedo, antes mesmo de ver os primeiros resultados aparecerem. 

Aqui na B3 temos um combinado: não temos a intenção de entregar ao investidor uma fórmula mágica que ensina como conseguir cortar gastos, em seguida, criar o hábito de poupar para, enfim, ter fôlego de investir.

Queremos dar aos investidores ferramentas de qualidade para que cada brasileiro possa assumir o protagonismo da sua vida financeira, tendo na mesa todas as informações que precisa para tomar as melhores decisões a partir dos seus sonhos e objetivos.

Mas não é raro eu encontrar pessoas que me perguntam se tenho uma sugestão de investimento para elas. E aqui vale tudo: da velha e boa dica de ouro no elevador, ao conselho para um velho amigo ou parente que não sabe onde colocar seu dinheiro diante de tantas variáveis do mercado. 

Vocês sabem que não faço nenhum tipo de recomendação de investimento. Isso eu deixo para os profissionais das corretoras, que estudaram para isso, mas pensei em deixar algumas dicas de livros de finanças

Para ajudar você, investidor, nessa missão de desmistificar o mundo das finanças, vou dividir essa sugestão de biblioteca entre os investidores iniciantes, os intermediários e aqueles que são mais experientes. Mas todos podem percorrer essa trilha porque conhecimento é a única conta que a gente quer somar sempre. Vamos começar? 

Livros para investidores iniciantes

1 – Pai rico, pai pobre

Ele é praticamente uma unanimidade quando o assunto é finanças pessoais. Escrito em 1997 pelo empresário norte-americano Robert T.Kiyosaki, o livro traz conceitos importantes sobre relações de trabalho, educação e como administrar seu dinheiro. Tudo a partir das visões antagônicas do seu pai biológico, funcionário público com alto grau de educação, mas que vivia endividado, e o pai do seu melhor amigo, um homem sem acesso à educação e que, no entanto, conseguiu identificar as melhores oportunidades e construir riqueza.

2- Fora da curva 1

Que tal escutar de quem fez a história acontecer quando o assunto é gestão de portfólio. Nesse livro organizado por Florian Bartunek, Pierre Moreau e a jornalista Giuliana Napolitano, conseguimos tirar importantes lições a partir de como Florian Bartunek (Constellation), Luis Stuhlberger (Verde), André Jakurski (JGP), Pedro Damasceno (Dynamo), Antonio Bonchristiano (GP Investimentos), Guilherme Affonso Ferreira (Bahema Participações), Guilherme Aché (Squadra), José Carlos Reis de Magalhães Neto (Tarpon), Luiz Fernando Figueiredo (Mauá Capital) e Meyer Joseph Nigri (Tecnisa) fazem a gestão de portfólio, falam de suas trajetórias pessoais e constroem empresas com valores. 

3 – Fora da curva 2

Em Fora da Curva 2, treze importantes figuras do mercado financeiro, como André Street, Arminio Fraga, Arthur Mizne, Guilherme Benchimol, Henrique Bredda, Leonardo Linhares, Márcio Appel, Martin Escobari, Mauricio Bittencourt, Patrice Etlin, Paulo Passoni, Roberto Vinhaes e Veronica Allende Serra contam suas histórias e nos presenteiam com conselhos valiosos sobre investimentos e empreendedorismo. E aqui o fio condutor que permeia as narrativas é justamente se arriscar e fazer coisas novas.

Livros para investidores intermediários

4 – Mercado financeiro: produtos e serviços

Clássico é sempre clássico. Tido como a bíblia do mundo das finanças, o livro está presente nas estantes de grandes profissionais da área, estudantes e entusiastas. Além de apresentar os diversos tipos de produtos e serviços oferecidos no mercado financeiro, ele mostra algumas estratégias de investimentos para quem quer investir, trabalhar ou simplesmente aprender mais sobre o tema.

5 – O investidor inteligente

Se você já é um investidor mais experiente, o autor que inspirou Warren Buffet a construir sua história vitoriosa no mundo das finanças mostra nesse livro, da década de 1940, estratégias de investimento, como construir e fazer gestão de carteira e ainda análises para avaliar e escolher empresas na hora de investir.

6 – Quando os gênios falham – a ascensão e a queda da Long-Term Capital Management

Por meio de memórias e entrevistas coletadas pelo jornalista Roger Lowenstein, viajamos para os bastidores do mercado financeiro americano dos anos 1990 para entender as razões que levaram a queda da LTCM. A famosa hedge fund que, por anos, encantou Wall Street com um patrimônio de US$ 100 bilhões sob sua gestão, logo começou sua trajetória de queda graças às decisões equivocadas para se tornar um dos grandes desastres no mundo financeiro.  

Livros para investidores experientes

7 – A lógica do cisne negro

Ele é considerado um clássico sobre tomada de decisão e merece todo o status que ganhou de leitores em todo o mundo. Taleb narra como ninguém o fenômeno de um cisne negro, ou seja, aquilo que é altamente improvável de acontecer, que produz um enorme impacto e que, depois que acontece, os homens são capazes de elaborar uma explicação sobre ele. E a partir de exemplos reais, apresenta ferramentas para que possamos navegar e explorar um mundo de Cisnes Negros.

8 – Previsivelmente Irracional, de Dan Ariely  

Quem não quer aprender a tomar as melhores decisões sempre? Nesse livro, o professor americano de psicologia e economia comportamental nos explica como funciona nosso cérebro quando precisamos decidir e, trazendo exemplos de pesquisas, nos ajuda a reconhecer falhas e o que fazemos naquela fração de segundos que temos para tomar uma grande decisão. 

9 – O jogo da mentira

Essa dica é para os amantes da tesouraria. Com pitadas de ironia, o autor, Michael Lewis, conta o caminho percorrido pelo dinheiro e como os corretores de Wall Street reagiam ao lidar com balanços financeiros, fortuna, grandes lucros e, muitas vezes, enormes prejuízos que vinham da noite para o dia.

10 – The big short

Quem não se lembra da crise do subprime americano, em 2008, e como ela impactou investidores em todo o mundo, não é mesmo? Michael Lewis nos conta, com detalhes, os motivos que levaram ao colapso financeiro de 2008, além de trazer os grandes personagens de Wall Street que ganharam e perderam com esse grande evento. O livro, inclusive, inspirou o filme “A grande aposta”, que também vale à pena.

Livros de negócios

Eu sei que minha lista já chegou em 10 sugestões, mas queria indicar mais três livros, agora de negócios, para também trazer a visão de fundadores e empreendedores quando o assunto é, a partir de uma ideia ou um sonho, trabalhar duro para vê-lo se transformar em um grande business

1 – Aventuras empresariais

Esse best-seller é leitura mais que obrigatória para os apaixonados pelo mundo dos negócios. E anotem aí: sou fã desse livro, assim como Bill Gates e Warren Buffett. Por meio de histórias reais, como da Xerox e da Ford Motor, o autor dá uma verdadeira aula sobre o mundo corporativo e as virtudes e fracassos dos líderes a cada decisão do mundo dos negócios.

2 – A mentalidade do fundador

Análise e resiliência. Chris Zook e James Allen, sócios da consultoria Bain & Company, abordam nesse grande livro casos reais de empresas que entraram em crise e interromperam o ciclo de crescimento. A virada desse jogo se dá, justamente, quando os ideais e o espírito do fundador se espalham pelo ambiente como forma do negócio voltar aos trilhos e voltar a crescer. 

3 – Fora da curva 3

Nada melhor do que trazer para o terceiro volume o que pensam doze líderes à frente de unicórnios e startups. Dessa forma, conhecemos as histórias de superação e resiliência que estão por traz de Ebanx, Voxus, QuintoAndar, Mastertech, Trinus, Gera Capital, VTEX, Movile, iFood, Stone, Brex, 99, Wildlife Studios. 

E aqui fica meu convite, que vai além da lista de livros: venha conhecer nosso Hub de Educação e os conteúdos que são preparados ao lado de nossos parceiros para atender esses investidores super conectados e interessados em acompanhar o mundo das finanças.

Quando o assunto é educação financeira e sua importância, aqui na B3 não poupamos esforço para estar ao lado dos investidores e promover o desenvolvimento do mercado brasileiro.

Queremos continuar oferecendo, além de toda a estrutura, segurança e transparência para as operações realizadas em nosso ambiente, educação financeira e informações de qualidade para que o investidor conheça a dinâmica do mercado e dos produtos antes de aportar seu dinheiro, respeitando seu perfil e apetite ao risco.  

Nesses anos todos que tenho acompanhado de perto o desenvolvimento do mercado brasileiro e a chegada de novos investidores na bolsa, aprendi algumas lições importantes. E uma delas é que nem sempre teremos a faca e o queijo na mão como muitas vezes queremos, mas precisamos ter sempre a vontade de saber mais, de aprender, de melhorar para aí sim, evoluir.

*Gilson Finkelsztain é CEO da B3.

Com o Tesouro é assim: você empresta dinheiro para o Governo a troco de juros. Bora investir? Aproveite hoje!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!