Ao menos 59 países já tinham encerrado a votação para presidência da República às 12h deste domingo, 02. A divulgação oficial dos resultados será feita no decorrer da apuração das urnas brasileiras, após às 17h, segundo o TSE.
No entanto, os resultados em cada seção eleitoral podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna (BU). Neste ano, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior para presidente da República, uma vez que os votos para senadores e deputados estadual e federal não será permitido.
Aumentou em 39,21% o número de eleitores no exterior em relação a 2018, quando ocorreram as últimas eleições gerais. A votação aconteceu em 181 cidades estrangeiras.
Brasileiros que moram no exterior postaram fotos de BUs nas redes sociais, o que indica alguns resultados parciais nas respectivas seções de votação. A autenticidade dos BUs pode ser verificada pelo aplicativo Boletim na Mão, do TSE. Eleitores brasileiros que residem na Ásia foram os primeiros a votar.
O dia foi marcado por filas em países europeus. Paris e Lisboa tiveram segurança reforçada diante de risco de confronto entre grupos brasileiros. Algumas cidades não tiveram seções para voto, o que fez que brasileiros viajassem até o local mais próximo de votação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, foi registrado um aumento expressivo no eleitorado brasileiro fora do país, em comparação a quatro anos antes. Em 2022, são 697.078 eleitores aptos a votar no exterior, 40% a mais que em 2018.
Portugal tem maior número de eleitores
Em Portugal, o horário de votação precisou ser estendido até às 20h de Lisboa (16h em Brasília), dado o alto número de eleitores. Inicialmente, os brasileiros poderiam votar até às 17h.
De acordo com a agência Senado, estavam aptos para votar em Lisboa 45,2 mil brasileiros, o que faz a capital portuguesa a cidade no exterior com o maior número de eleitores brasileiros. Segundo o embaixador brasileiro, Wladimir Valler Filho, o número de brasileiros votando na capital portuguesa é recorde. A afirmação foi feita para jornais locais. A taxa de abstenção foi de 30%.
Confira a lista dos países que finalizaram a votação até 12h:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Austrália
- Barein
- Bélgica
- Bulgária
- Catar
- China
- Hong Kong (Província da China)
- Chipre
- Coreia do Sul
- Dinamarca
- Egito
- Emirados Árabes Unidos
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Filipinas
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- India
- Indonésia
- Irã
- Israel
- Itália
- Japão
- Jordânia
- Kuwait
- Líbano
- Luxemburgo
- Malásia
- Moçambique
- Namíbia
- Nepal
- Noruega
- Nova Zelândia
- Omã
- Palestina
- Polônia
- Quênia
- República Tcheca
- Romênia
- Rússia (Federação Rússia)
- Singapura
- Suécia
- Suíça
- Tailândia
- Taiwan
- Tanzânia
- Timor Leste
- Turquia
- Vietnã
- Zâmbia
Veja também
- Na contramão dos EUA, Ibovespa recua após vitória do Trump
- Uruguai rejeita se aposentar mais cedo e afasta reforma da previdência de US$ 22,5 bilhões
- Eleições 2024: Em 12 das 51 cidades do segundo turno houve ‘virada’; veja lista
- Fuad Noman (PSD) é reeleito prefeito de Belo Horizonte
- Eduardo Pimentel (PSD) é eleito prefeito de Curitiba