Siga nossas redes

ESG

B3 e entidades lançam programa para aumentar presença de negros em conselhos

A primeira turma, que foi selecionada a partir de indicações feitas pelos organizadores, será composta por 30 alunos.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

A bolsa brasileira, a B3, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial lançam nesta quinta-feira (13) o Programa de Equidade Racial, que visa à ampliação da presença de pessoas negras nos conselhos das companhias.

A primeira turma, que foi selecionada a partir de indicações feitas pelos organizadores, será composta por 30 alunos, que participarão de 13 aulas, presenciais e on-line, ministradas por professores do IBGC e da Iniciativa Empresarial. Após a conclusão, estão previstas também mentorias.

Entre os módulos do curso estão: Missão do Conselho de Administração e Papel do Conselheiro; Ética e Sustentabilidade; Riscos e Compliance e Responsabilidades dos Administradores.

Os coordenadores frisaram que a criação de um programa focado em equidade e inclusão racial na liderança busca preencher uma lacuna no mercado.

Um levantamento entre as 73 companhias que participaram, em 2021, do processo seletivo do ISE B3, indicador do desempenho médio dos ativos de empresas comprometidas com a sustentabilidade empresarial, mostrou que cerca de 80% dessas empresas têm entre 0 e 11% de pessoas negras em cargos de diretoria e C-level.

“O Programa de Equidade Racial em conselhos é um importante mecanismo para o avanço da agenda de diversidade nas empresas. A inclusão racial proporcionará visões e abordagens estratégicas mais completas que impactarão significativamente resultados, negócios, clientes e sociedade”, explicou em comunicado Alexandre Moyses Vargas Nascimento, superintendente de riscos corporativos e conselheiro do BL4CK, núcleo de raça e etnia da B3.

Ana Buchaim, diretora executiva de pessoas, marketing, comunicação, sustentabilidade e investimento social privado da B3, disse que o grupo foi criado com o objetivo de acelerar e enriquecer a formação de executivos reconhecidos em seus campos de trabalho, além de aumentar a representatividade e inspirar outros profissionais que ajudem na customização e melhoria do programa, que, segundo ela, deve ser recorrente.

O encerramento do programa acontecerá na sede da B3 no dia 21 de novembro, quando a B3 deve fazer um toque de campainha pela Equidade Racial.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.