Finanças
13º do INSS: governo antecipa pagamento; veja o calendário
Segurados recebem primeira parcela do benefício a partir de abril.
O governo federal decidiu antecipar novamente o pagamento do 13º salário dos aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). A antecipação do 13º do INSS já havia sido realizada em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19.
A medida, assim como a liberação do saque de R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS), pretende diminuir os impactos negativos da economia brasileira. Cerca de 56,7 bilhões de benefícios devem ser antecipados.
O pagamento da primeira parcela ocorre no mês de abril, e da segunda parcela em maio. Os valores serão disponibilizados de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS).
Normalmente, o pagamento do 13º salário ocorre no segundo semestre do ano.
Além dos aposentados e pensionistas, também pode receber a antecipação do 13º salário os segurados por auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário maternidade.
Calendário de pagamento do 13º do INSS
O pagamento da primeira parcela ocorre nos meses de abril e maio. No entanto, o pagamento será creditado em datas diferentes aos beneficiários que recebem até um salário mínimo e acima de um salário. Já o pagamento da segunda parcela ocorre entre os meses de maio e junho.
Veja abaixo:
Veja também
- Saque do FGTS: Governo libera valor de R$ 1 mil a partir de abril; como sacar?
- Dinheiro ‘esquecido’ vai de INSS a abono salarial; confira a lista completa
- Cartão Cidadão: como fazer e como consultar o saldo
- Calendário de feriado em 2022 tem 6 feriados durante a semana, 2 em domingos e 1 num sábado
- Descubra seu nível de riqueza