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Cartão Cidadão: como fazer e como consultar o saldo

Ele é destinado para quem possui benefícios trabalhistas e/ou sociais disponíveis para saque sem ter uma conta na Caixa.

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Mulher segura um Cartão Cidadão

Diversos são os benefícios sociais e trabalhistas previstos em lei para os brasileiros, como abono salarial, seguro-desemprego, Bolsa Família, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nada melhor do que ter o saldo de todos estes benefícios concentrados em um único lugar.

Por isso, foi criado o Cartão Cidadão. E para você entender como ele funciona, quem tem direito e como emitir, confira a seguir.

O que é o cartão cidadão?

O Cartão do Cidadão foi criado por uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o governo federal e é destinado para quem possui benefícios trabalhistas e/ou sociais disponíveis para saque sem ter uma conta na Caixa. Assim, a emissão do cartão está diretamente vinculada à existência de benefícios a receber.

Nos casos dos que possuem uma conta individual na Caixa, poderá ter o benefício creditado de forma direta, não sendo preciso emitir o Cartão Cidadão.

Para que serve o cartão cidadão?

O cartão cidadão tem como objetivo facilitar o acesso e garantir o recebimento dos benefícios sociais e trabalhistas, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial, Bolsa Família e seguro-desemprego, por exemplo.

Além disso, ele pode ser utilizado em todos os canais de pagamento que possuem autorização da Caixa no país.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Devido à pandemia do novo coronavírus, a solicitação só pode ser feita pelo atendimento telefônico da Caixa,  por meio do número 0800 726 0207.

O cartão demora cerca de 20 a 30 dias para ficar pronto e, ao recebê-lo em casa, é preciso cadastrar uma senha em uma agência da Caixa, correspondentes da Caixa Aqui ou lotérica para habilitar o acesso ao benefício.

Para fazer a solicitação do cartão, é necessário ter em mãos o número do Número de Identificação Social (NIS) ou CPF e endereço completo.

A senha habilitará o cartão para saque de benefícios que são administrados pela Caixa. Para fazê-la em uma agência da Caixa, não é preciso apresentar o Cartão do Cidadão, somente algum documento oficial, como: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, carteira profissional, carteira funcional, identidade militar, passaporte, entre outros.

Já para cadastrar a senha em uma lotérica, é preciso ligar para o atendimento da Caixa, fazer a comunicação e comparecer em alguma lotérica para o cadastro da senha portando o Cartão Cidadão e um documento oficial.

Como consultar o saldo do Cartão Cidadão?

O saldo ou extratos podem ser consultados através de terminais de autoatendimento da Caixa ou em lotéricas, desde que esteja com o Cartão Cidadão em mãos.

Nestes mesmos locais é possível fazer o saque do saldo disponível.

Recuperar senha do cartão cidadão

Caso o beneficiário perda ou esqueça a senha, é necessário solicitá-la pelo atendimento telefônico da Caixa e fazer a identificação pessoal, que habilitará um recadastramento de senha em algum lotérica ou agência a Caixa.

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