Finanças
Amazon se prepara para lançar um marketplace de NFT
O objetivo da empresa é dar a seus clientes a capacidade de comprar NFTs vinculados a ativos do mundo real.
*ARTIGO
A gigante do comércio eletrônico Amazon (AMZO34) está prestes a lançar seu próprio marketplace de NFTs (tokens não-fungíveis), que permitirá comprar produtos do mundo real através da tecnologia e recebê-los em casa.
Com rumores para o lançamento no dia 24 de abril, a Amazon está prestes a se juntar a outras empresas, como a Nike (NIKE34), Dolce & Gabbana e a Starbucks (SBUB34), que também adotaram os NFT em suas estratégias de negócios.
A plataforma, que será acessível através pelo próprio site pela guia “Amazon Digital Marketplace”, permitirá que pessoas sem carteiras digitais (wallets), como Metamask e Trust Wallet, possam comprar NFTs usando cartões de crédito, assim como acontece em qualquer outra compra na Amazon.
Ainda não se sabe se um token será criado para as operações no marketplace e, por consequência, se a varejista utilizará ”tokenomics” para impulsionar o negócio. Contudo, isso não diminui o brilho da ideia de que a Amazon está dando passos largos em direção à Web3.
Por dentro dos detalhes do ‘Amazon Digital Marketplace’
De acordo com algumas fontes, a plataforma já estará disponível com 15 diferentes coleções de NFTs para compra, incluindo arte digital, música, vídeos e até tokens de moda — que é uma das principais tendências dos dias atuais no setor.
Um exemplo de disponibilidades no marketplace serão peças de arte digital atrelada a um par de jeans físico exclusivo. Neste caso, o comprador do NFT terá a garantia de que a obra digital é autêntica e única — por conta da tecnologia do blockchain —, e receberá o produto referente, em espécie, em casa.
Estratégias da Amazon usadas na plataforma
Inicialmente, o Amazon Digital Marketplace está disponível apenas para os clientes do Amazon Prime nos Estados Unidos, pois a empresa tem uma base de 167 milhões de clientes no país. Porém, devido a seu alcance global, ela deve expandir gradualmente o serviço para outros países pouco a pouco.
Além disso, como o pagamento dos NFTs será feito por cartão de crédito, isso significa que o processo de compra vai ser bem simples e acessível a todos, incluindo públicos menos familiarizados com a tecnologia blockchain. E, em outras palavras, a estratégia pode ajudar a promover a inclusão e atrair mais pessoas para o universo da Web3.
O blockchain usado para a plataforma
A escolha do blockchain para o marketplace de NFTs da varejista é uma questão que gera especulações no mercado de criptomoedas, sendo que a polygon (MATIC) e a avalanche (AVAX) são duas possíveis opções em alta.
A polygon é uma solução de escalabilidade da rede ethereum (ETH) que permite transações mais rápidas e baratas. Já a avalanche é um blockchain que se destaca por trabalhar com sub-redes, que se conectam à camada de informações principal sem sobrecarregar seu funcionamento, ampliando sua velocidade e segurança.
No entanto, também há especulações de que a Amazon possa criar seu próprio blockchain privado para a plataforma de NFTs, o que traria ainda mais controle e segurança para a empresa.
Porém, de início, a opção de um blockchain próprio é pouco provável, pois exige investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, além de enfrentar desafios regulatórios.
O futuro das big techs é na web3
A nova era da internet está rapidamente se tornando a próxima grande fronteira da tecnologia, com um potencial ilimitado para revolucionar a maneira como fazemos negócios e interagimos online.
A Amazon é conhecida por estar sempre na vanguarda da tecnologia e do comércio eletrônico, e sua incursão nesse mercado ressalta como a empresa está de olho no potencial da Web3, e como ela realmente pode ser muito promissora.
As crescentes iniciativas das big techs na tecnologia mostram como a tecnologia tem um potencial de crescimento e adoção absurdo.Com empresas como a Visa (VISA34) e a Meta (FBOK34) já aderindo à Web3, a Amazon não está sozinha em sua busca por tendências promissoras.
Gostando ou não, o fato é que a compra e venda dos colecionáveis digitais diretamente pelo site da varejista representa um marco notável na evolução da funcionalidade NFT, bem como um pontapé natural para trazer a Web3 para o mainstream socioeconômico mundial.
Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano. |
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
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