Finanças
CSU Digital anuncia dividendos; veja quando paga e quem tem direito
A companhia também divulgou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a segunda convocação de Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a proposta de aumento de capital.
A empresa de tecnologia para meios de pagamento CSU Digital (CSUD3) comunicou ao mercado o pagamento de dividendos complementares no montante bruto de R$ 14,586 milhões. A cifra corresponde ao exercício de 2022.
Os acionistas posicionados na companhia até o dia 28 terão direito aos proventos. A partir de 2 de maio as ações serão negociadas como “data-ex”. O valor por ação será de R$ 0,35 que está previsto a ser pago em 17 de maio.
A companhia também divulgou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a segunda convocação de Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a proposta de aumento de capital. O montante não foi divulgado. A reunião está prevista para acontecer em 04 de maio.
No ano, as ações da CSUD3 registram queda de 5,9%. Apesar do resultado negativo, as ações da companhia estão em movimento de alta desde medos de março. Apesar de as empresas de tecnologia estarem amargando perdas no mercado desde o ano passado, a CSU reportou lucro líquido 31,5% no quarto trimestre de 2022 e 21,6% em todo o ano passado.
O que são dividendos?
Quando o investidor compra ações de uma empresa – mesmo em quantidades muito pequenas – ele se torna um sócio daquele negócio. Por isso, ele passa a ter o direito de entrar na repartição dos lucros de um certo período. Os dividendos são o pagamento de parcela do lucro líquido da empresa aos acionistas.
A estratégia é normalmente utilizada para trazer mais acionistas para os papéis de uma empresa, já que os dividendos são atrativos para investidores que pretendem construir uma renda passiva.
Os dividendos são isentos de tributação do Imposto de Renda (IR),e a periodicidade de sua distribuição depende da estratégia e resultados financeiros de cada companhia – já que, para que haja repartição de lucros, é preciso, primeiro, que a empresa tenha um resultado positivo.
Veja calendário de dividendos de abril aqui.
Veja também
- Brasil é um dos únicos países que não tributam dividendos. Há espaço para começar
- ‘Imposto para milionários’ atingiria 15 mil pequenas empresas adeptas do Simples
- Gosta de dividendos? Balanços indicam boa safra de proventos em 2024
- Renovação de concessões de distribuição de energia terá regras mais rígidas; dividendos podem ser limitados
- A hora e a vez dos ETFs de dividendos