A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (30), o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O montante, de R$ 11 bilhões, é o maior já pago pelo órgão federal em restituições e vai beneficiar mais de 6,2 milhões de contribuintes. Além das restituições referentes ao exercício de 2025, o lote inclui também restituições residuais de anos anteriores.
Do montante total, cerca de R$ 7,8 bilhões serão direcionados a contribuintes com prioridade legal e adicional, conforme critérios definidos para este ano. Os grupos prioritários são:
- 240.081 idosos com mais de 80 anos;
- 2.346.445 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 199.338 pessoas com deficiência física ou mental ou portadoras de moléstia grave;
- 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 2.375.076 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix simultaneamente, o que lhes confere prioridade adicional na fila de pagamento.
Contribuintes que adotarem apenas uma das opções — declaração pré-preenchida ou restituição via Pix — também têm prioridade.
LEIA MAIS:
Contribuintes que adotarem apenas uma das opções — declaração pré-preenchida ou restituição via Pix — também têm prioridade. LEIA MAIS: Veja como antecipar a restituição do Imposto de Renda 2025 Os pagamentos da restituição serão divididos em cinco lotes. Veja as datas: A consulta à restituição esta disponível no site da Receita Federal desde 23 de maio. O contribuinte deve seguir os seguintes passos para fazer a consulta: Além do site, a Receita oferece um aplicativo oficial para smartphones e tablets, disponível para Android e iOS, que permite consultar a liberação da restituição e a situação cadastral do CPF diretamente nas bases da Receita. Na página de consulta, o contribuinte pode optar por uma verificação simplificada ou acessar o extrato de processamento da declaração no e-CAC para análise detalhada. Caso identifique alguma pendência ou erro, é possível retificar a declaração para correção das informações antes do pagamento. LEIA MAIS: Como declarar seus ganhos pelo celular? Segundo a Receita Federal, o pagamento da restituição é realizado em contas bancárias de titularidade do contribuinte, como medida de segurança para evitar fraudes. Caso haja erro nos dados bancários informados ou problemas na conta de destino, o pagamento não será concretizado. Para evitar prejuízos, a Receita oferece um serviço de reagendamento do crédito pelo Banco do Brasil, disponível por até um ano após a primeira tentativa de pagamento. O contribuinte pode corrigir os dados bancários e solicitar uma nova tentativa de crédito pelo Portal do Banco do Brasil ou por meio da Central de Relacionamento nos telefones: Para utilizar o serviço, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Caso o contribuinte não resgate o valor dentro do prazo, será preciso fazer um requerimento por meio do Portal e-CAC, com login no Gov.brCalendário de pagamentos
Como consultar a restituição?
Problemas com a conta bancária
Newsletter
Leitura prazerosa, informativa e que vale cada minuto. Disponível também no Spotify
Ao clicar em "Inscreva-se" você estará concordando com a Política de privacidade.Newsletter
Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.
Leitura prazerosa, informativa e que vale cada minuto. Disponível também no Spotify
Ao clicar em "Inscreva-se" você estará concordando com a Política de privacidade.Newsletter
Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.
Tópicos relacionados