Finanças
Rentabilidade do ouro, dólar e bitcoin perde para a inflação em julho
É o que mostra levantamento do TradeMap, após IPCA de julho avançar 0,12% no mês passado.
Em julho, a rentabilidade do bitcoin, do dólar ptax, do euro ptax e do ouro apresentaram resultados negativos, sendo os únicos índices de investimento que perderam para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 0,12% no mês. É o que mostra levantamento do TradeMap, divulgado nesta sexta-feira (11).
Por outro lado, no desempenho do mês passado, o Ibovespa se destacou entre os 13 índices analisados pelo TradeMap, registrando uma valorização de 3,27%, seguido pelo índice de Small Caps, com um aumento de 3,12%. O índice que acompanha a variação de ações consideradas boas pagadoras de dividendos (IDIV), por sua vez, fechou a lista das três melhores performances, com valorização de 2,84%. Confira:
Desempenho no acumulado do ano
No acumulado do ano até julho de 2023, a inflação medida pelo IPCA foi de 2,99%. Três investimentos apresentaram rentabilidade negativa, ficando abaixo da inflação no período: o dólar ptax teve a maior desvalorização, com 9,13%, seguido pelo euro ptax, com rentabilidade negativa de 6,18%, e o ouro também apresentou desempenho negativo, de 2,65%.
Todos os outros 10 investimentos monitorados pelo TradeMap apresentaram rentabilidade positiva, superando o IPCA. O bitcoin teve o melhor desempenho, com valorização de 55,54%, seguido pelo índice de BDR BDRX, que aumentou em 17,59%, e o índice de Small Caps, que encerrou com uma rentabilidade de 16,80% no acumulado de 2023 até julho.
Em 12 meses
Já no período de 12 meses até julho de 2023, apenas o dólar e o euro ptax apresentaram rentabilidade negativa.
O ouro teve uma rentabilidade positiva de 1,38%, porém inferior à inflação medida pelo IPCA, que foi de 3,99% no mesmo período.
Do lado positivo, o Ibovespa teve o melhor desempenho, com uma valorização de 18,20%, seguido pelo índice de Small Caps, que registrou um aumento de 17,47%. O IMA Geral ocupou a terceira posição, com uma rentabilidade de 14,59% nos 12 meses até julho de 2023.
Veja também
- Com a explosão dos juros, títulos IPCA+ tombam até 31% no ano
- Concessão do aeroporto de Guarulhos é estendida em troca de R$ 1,4 bi em investimentos
- Chegou: a partir de hoje você vai saber quanto seu assessor ganha com sua aplicação
- ‘Eu não sou o Satoshi Nakamoto’, diz homem que a HBO sugere ter criado o Bitcoin
- Brasil está a um passo de receber grau de investimento da Moody’s