Siga nossas redes

Dólar Ptax: o que é e como funciona? Veja 9 perguntas e respostas

Veja 9 perguntas e respostas para entender para que serve o dólar Ptax.

Notas de reais e dólares 10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes

A cotação do dólar pode variar de acordo com a provedora de informações financeiras. Por isso, a maioria das instituições, analistas e pesquisadores preferem utilizar a taxa Ptax como referência para o valor do dólar. Veja abaixo 9 perguntas e respostas para entender como funciona o dólar ptax:

O que é o dólar Ptax?

Dólar Ptax é a taxa de câmbio calculada pelo Banco Central. Essa é uma das formas de verificar o valor do dólar sobre o real, isso porque a cotação da moeda americana pode variar de acordo com as instituições que apuram seu valor.

Em meio a essas variações, a taxa mais utilizada pelo mercado é a Ptax.

Para que serve a taxa Ptax?

A Ptax é a principal referência de cotação do câmbio para o público em geral, pesquisadores e analistas econômicos, de acordo com o BC. 

Ela é utilizada em diversos produtos do mercado de câmbio, desde os contratos futuros e de opções de câmbio listados na B3 (B3SA3) até os contratos derivativos de balcão negociados no mercado local e no exterior, além de operações financeiras de empresas. A Ptax também é usada como taxa de referência para contratos denominados em real em bolsas de mercadorias no exterior.

Pode também ser utilizada pelos bancos no momento da cobrança da fatura do cartão de crédito em casos de compras feitas em dólar – embora a adoção da Ptax não seja obrigatória para isso. 

O BC calcula Ptax de todas as moedas?

Não. Somente a cotação do real em relação ao dólar americano é calculada pelo BC. Mas o órgão divulga a cotação de outras moedas, mas a partir de cotações obtidas de provedores de informação.

Quando o BC começou a calcular a taxa Ptax?

O BC começou a calcular a taxa Ptax em 1999, mesmo ano em que a taxa de câmbio passou a ser flutuante no Brasil. Mas, desde então, a metodologia de cálculo passou por mudanças para acompanhar as mudanças do mercado, segundo o BC.

Como a Ptax é calculada hoje?

O BC consulta diferentes instituições financeiras do mercado de câmbio em quatro momentos do dia: 

  • Primeira consulta: entre 10h e 10h10;
  • Segunda consulta: entre 11h e 11h10;
  • Terceira consulta: entre 12h e12h10; e
  • Quarta consulta: entre 13h e 13h10.

Cada instituição informa ao BC o valor de compra e de venda do dólar que está praticando no momento. Dos valores recebidos de todas as instituições, o BC descarta as duas maiores e as duas menores. Com os valores que sobram, é calculada então uma taxa média simples. 

O BC pública esses resultados em 4 boletins diários. Ao final do dia, é calculada uma média entre os 4 resultados. O resultado, então, é o dólar Ptax daquele dia – ou seja, a média das cotações na data -, publicado num quinto e último boletim.

A figura mostra algumas notas de 50 dólares e 50 reais empilhadas em cima de um superfície branca, com desfoque nas bordas da imagem.

Qual é o valor do dólar Ptax hoje?

Banco Central faz consultas de valor algumas vezes ao longo do dia. Logo, existe uma variação de valores. A cotação atualizada pode ser acessada no site do BC

O que é a Ptax mensal?

No último dia de cada mês, é formada a Ptax mensal. Ela também é uma taxa média, calculada a partir dos valores das transações que ocorreram naquele mês.

Como a Ptax mensal serve de referência para liquidação de derivativos, é comum que o último dia de cada mês seja de mais volatilidade para a taxa de câmbio. Isso porque os agentes financeiros costumam tentar direcionar a taxa para patamares mais convenientes a suas posições.

Quais instituições são consultadas pelo BC para calcular o dólar Ptax?

A lista de “dealers de câmbio” atualizada fica sempre disponível no site do Banco Central, assim como um ranking da participação das instituições na pesquisa.

O que pode fazer um banco não ser considerado para a Ptax?

Se a instituição pratica valores muito distantes do mercado de maneira geral, ela é descredenciada da participação no cálculo do dólar Ptax.

Para essa avaliação, o BC observa se o banco não tem mais de 50% de cotações excluídas do cálculo no período de avaliação – ou seja, se, em mais da metade das vezes, a cotação daquela instituição ficou de fora por ser a mais alta ou a mais baixa no momento. Caso isso aconteça, o banco ou corretora é descredenciado.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.