Finanças

CEO da QR Capital: ETFs tiveram um sucesso que ninguém esperava

Durante o Smart Summit 2023, executivo afirmou que os ETFs ‘realmente teve um nível de sucesso que ninguém esperava’.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

O CEO da QR Capital, gestora de fundos de investimentos 100% focados em criptoativos, Fernando Carvalho, falou sobre o êxito dos ETFs (Exchange Traded Fund) no mercado brasileiro, afirmando quase ter se surpreendido com seu desempenho em relação ao mercado cripto. A declaração foi dada na última quinta-feira (2), durante o evento Smart Summit 2023.

Em palestra sobre o assunto, Carvalho comentou a grande explosão no número de pessoas físicas que aderiram a esse mercado. “Realmente teve um nível de sucesso que ninguém esperava”, afirmou.

Fernando Carvalho, CEO da QR Capital, durante evento Smart Summit 2023 no dia 02/03/2023. Crédito: Carín Nuru.

Segundo dados divulgados pela B3, o número de investidores em ETFs no final de 2022 era de 630 mil, – cerca de 35 mil compradores a mais em relação a 2021, quando bateu uma média de 595 mil. Dentre os números do último ano, a maioria dos investidores era de pessoas físicas, com mais 531 mil aplicações relacionadas a investidores individuais.

O executivo disse acreditar que o instrumento de investimento dos ETFs democratizou o acesso aos criptoativos. Segundo ele, “é um risco enorme você auto-custodiar seus ativos em termos de segurança e continuidade”. “Tem uma série de desvantagens da auto custódia, e o ETF traz uma solução direta”, acrescentou.

Regulação da CVM

Carvalho também comentou que tem visto com bons olhos as regulamentações feitas pela CVM, que têm dado mais segurança para os participantes do mercado cripto. “Acho que o Brasil está com a agenda regulatória muito positiva com relação a blockchain e a criptoativos”, afirmou.

Ele observou também que, em termos de possibilidades de utilizar a blockchain como tecnologia para infraestrutura do mercado de capitais, mercado financeiro e mercado de fundos, “o Brasil é um dos países que tem uma claridade regulatória muito alta, não à toa que algumas inovações acontecem primeiro aqui”.

Mais Vistos