O pagamento do cartão por aproximação (contactless, em português, sem contato) é uma modalidade muito utilizada pelos brasileiros. Ela popularizou-se durante a pandemia de covid-19 e seu uso vem crescendo desde então.

Uma pesquisa realizada em julho de 2024 pelo Banco Central (BC), aponta que os pagamentos por aproximação com cartão de crédito subiram de 23,1%, em 2022, para 31,1%, em 2023.

O estudo ainda aponta que 78% dos usuários utilizam o cartão para realizar o pagamento por aproximação, enquanto os demais utilizam seus smarphones.

Apesar do crescimento, muitas pessoas têm receio de ativar o recurso e serem vítimas de golpe. Por isso, alguns consumidores optam por tirar o pagamento por aproximação do cartão de crédito.

Confira como identificar se seu cartão possui a função de aproximação habilitada, quais os riscos desse tipo de pagamento e como desabilitar a função de aproximação.

Como funciona o pagamento por aproximação

O pagamento sem contato (contactless) funciona por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC) que, segundo o PicPay, pode ser traduzido para Comunicação por Campo de Proximidade.

Os cartões de crédito e débito não são os únicos a utilizarem essa tecnologia. Ela também pode ser encontrada em cartões de transporte, por exemplo.

Basicamente, esses cartões possuem um chip que emite ondas eletromagnéticas, ou seja, essa tecnologia permite que dois dispositivos (por exemplo, a maquininha de cobrança e o cartão) transfiram dados sem, necessariamente, se encostarem ou dependerem de cabos e fios.

Aqui, o usuário não precisa inserir o cartão no aparelho e consegue realizar o pagamento apenas aproximando os dispositivos a poucos centímetros um do outro.

Compras de até R$ 200 feitas por aproximação, geralmente, não exigem senha, mas os limites e condições podem ser alterados de acordo com o seu banco.

Como saber se meu cartão de crédito é por aproximação?

Não é muito difícil saber se seu cartão de crédito possui a função de aproximação, porque esses cartões possuem um chip diferente do cartão convencional e há uma indicação no próprio objeto com o desenho de uma antena, figura semelhante ao símbolo do wi-fi, conforme é possível ver na imagem acima.

Mas, dependendo do banco, também é possível verificar pelo app, no mesmo local onde o usuário pode ativar ou desativar essa função.

Riscos do pagamento por aproximação

Segundo os bancos e as operadoras de cartão, o cartão contactless e sua tecnologia são muito seguros e não tão fáceis de duplicar, como as antigas tarjas magnéticas. No entanto, não é impossível ser alvo de algum golpe.

De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), golpistas podem aproximar uma máquina de cartão perto do seu bolso que o seu cartão vai passar um valor sem que você sequer perceba.

Isso geralmente ocorre em locais de grande aglomeração como metrôs ou shows.

Atualmente, a maioria dos cartões por aproximação possui um limite de R$ 200 por compra sem senha, mas o golpista pode realizar várias vezes a cobrança de valores inferiores.

O mesmo ocorre caso o titular perca o cartão ou seja roubado. Caso ele tenha a função de aproximação ativada, é possível realizar operações de valores menores até o produto ser bloqueado pelo verdadeiro dono.

Como desativar o pagamento por aproximação?

A maioria das instituições oferece a opção de desativar a função contactless pelo próprio aplicativo do banco, caso o cliente prefira essa alternativa. 

Confira abaixo como tirar a aproximação do cartão de algumas das principais instituições.

Como tirar a aproximação do cartão do Nubank

Desde 2019, é possível desabilitar a função de aproximação do cartão pelo próprio aplicativo.

Confira abaixo como tirar aproximação do cartão do Nubank:

Como tirar a aproximação do cartão do Itaú

Diferentemente de outras instituições, o Itaú Unibanco não possui a opção de desabilitar o pagamento por aproximação.

O cliente interessado deve entrar em contato com a instituição pelo chat do próprio aplicativo, internet banking ou telefone para solicitar a mudança a um atendente.

Segundo o site oficial do Itaú, os telefones de contato para falar sobre cartões são:

Como tirar a aproximação do cartão do Banco do Brasil

O cliente pode desativar a aproximação do cartão Banco do Brasil tanto pelo Whatsapp da instituição quanto pelo aplicativo do banco.

Confira abaixo como tirar aproximação do cartão Banco do Brasil:

Como tirar a aproximação do cartão do C6

Assim como muitas outras instituições, o C6 permite desabilitar a função pelo próprio app.

Como tirar a aproximação do cartão do Picpay

Confira abaixo as instruções dadas pelo próprio PicPay para desativar a função contactless:

Como tirar a aproximação do cartão da Ame

Como tirar a aproximação do cartão do Santander

Reprodução Instagram/Santander 

Assim como o Itaú, o Santander não oferece a opção de desabilitar a aproximação pelo próprio aplicativo do banco.

Segundo a instituição, para inativar a função, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento:

• 4004 3535 capitais e regiões metropolitanas
• 0800 702 3535 demais localidades
• 0800 723 5007 pessoas com deficiência auditiva e de fala

Confira também: