Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: Airbus na China; Amazon quer reduzir prêmios de ações

E mais: atividade de serviços da China acelerou em março no ritmo mais rápido em 2 anos e meio com novos pedidos e criação de empregos.

Na véspera do feriado que antecede a Páscoa, investidores pesam se a luta do Federal Reserve (Fed) e outros bancos centrais contra a inflação vai resistir apesar dos indicadores fracos da economia. Há uma expectativa “cautelosa” sobre a divulgação do relatório de empregos dos Estados Unidos (Payroll), que sai amanhã, sexta-feira, 7, quando os mercados estarão fechados pelo feriado.

Nesta quinta-feira, 6, o foco estará nos pedidos de seguro-desemprego e demissões nos Estados Unidos referente a março.

No cenário corporativo, o dia segue sem eventos. No Brasil, o mercado monitora desdobramentos sobre a política de preços da Petrobras (PETR4 e PETR3).

Na véspera, a petroleira informou que não recebeu nenhuma proposta do Ministério das Minas e Energia a respeito da alteração da política de preços. O comunicado veio após o ministro Alexandre Silveira afirmar que a companhia deverá alterar a sua política de preço e ter como referência o mercado interno – e não mais o externo, como ocorre atualmente. As ações da petrobras oscilaram bastante no pregão anterior.

Veja abaixo outros destaques:

1 – Airbus vai abrir segunda linha de montagem de aviões na China

O presidente-executivo da Airbus, Guillaume Faury, assinou um acordo em “termos gerais” em Pequim nesta quinta-feira para formalizar a venda de aeronaves na China, bem como um entendimento para que a fabricante europeia abra uma segunda linha de montagem no país.

Os acordos foram assinados diante de jornalistas em uma cerimônia em Pequim que ocorreu durante visita do presidente francês, Emmanuel Macron. O número de aeronaves envolvidas na encomenda não foi informado.

An Airbus SE A350 aircraft at the Wings India 2022 Air Show held at Begumpet Airport in Hyderabad, India, on Thursday, March 24, 2022. The air show runs through March 27.

2 – PMI da China acelera

A atividade de serviços da China acelerou em março no ritmo mais rápido em 2 anos e meio com novos pedidos e criação de empregos, além de uma recuperação pós-Covid liderada pelo consumo, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quinta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu para 57,8 em março, de 55,0 em fevereiro, a terceira expansão mensal consecutiva depois que o governo retirou rigorosas restrições contra o vírus no final do ano passado.

Foi a leitura mais alta desde novembro de 2020. A marca de 50 separa expansão e contração na atividade.

O número positivo ecoou um PMI oficial divulgado na semana passada, que disparou para o nível mais alto em mais de uma década.

3 – Amazon planeja reduzir prêmios de ações aos funcionários em 2025, diz site

A Amazon.com (AMZO34) está reduzindo o número de ações que planeja dar aos funcionários como parte de sua remuneração em 2025, noticiou o site Business Insider nesta quarta-feira, citando um memorando.

O clima econômico e o orçamento da empresa foram os motivos por trás da redução nas remunerações baseadas em ações em 2025, chamadas unidades de ações restritas (RSUs, na sigla em inglês), disse a Amazon aos gerentes, de acordo com a reportagem.

O memorando citado pelo Insider também menciona uma possível mudança no modelo de pagamento da Amazon, que daria mais dinheiro aos funcionários, o que poderia compensar qualquer fraqueza potencial no preço de suas ações.

A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

A Amazon reavaliará a compensação para 2025 no primeiro trimestre do ano que vem a fim de “planejar pela variação da ação”, disse o Insider, citando outro documento interno.

No mês passado, a empresa anunciou que cortaria mais 9.000 empregos, entrando na onda de demissões em massa que tem varrido o setor de tecnologia, à medida que uma economia incerta força as empresas a se tornarem mais enxutas.

Com Reuters

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.