Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: Japão revisa PIB, Senado aprova PEC e agenda do dia

Após ser concluído o primeiro turno, a PEC ainda precisará passar por uma segunda rodada de votação no Senado, para então seguir à Câmara dos Deputados.

1 – Japão revisa para cima PIB do 3º trimestre

A economia do Japão, a terceira maior do mundo, encolheu menos do que inicialmente estimado no terceiro trimestre, reforçando uma visão de que está lentamente se recuperando da estagnação provocada pela Covid-19, mesmo quando os principais mercados de exportação mostram mais sinais de enfraquecimento.

O Produto Interno Bruto (PIB) japonês registrou contração trimestral anualizada de 0,8%, de acordo com dados do Escritório do Gabinete divulgados nesta quinta-feira, depois de ter sido informado em estimativa inicial queda de 1,2%.

A expectativa em pesquisa da Reuters com economistas era de um declínio anualizado de 1,1%.

A revisão foi impulsionada pela mudança para cima nos estoques privados, depois de um crescimento trimestral anualizado de 4,5% no trimestre anterior.

A economia do Japão encolheu inesperadamente no terceiro trimestre uma vez que os riscos de recessão global, a fraqueza da economia da China, um iene fraco e custos de importação mais altos prejudicam o consumo e as empresas.

A economia pode se recuperar no trimestre atual devido a uma flexibilização das restrições de fornecimento de semicondutores e automóveis, e ao levantamento dos controles de fronteira devido à Covid-19, impulsionando o turismo, dizem alguns analistas.

No entanto, outros estão se preparando para que a economia global entre em recessão no ano que vem, dando um duro golpe aos exportadores asiáticos que dependem do comércio, como o Japão.

“A retomada do turismo e as campanhas para promover as viagens internas impulsionarão o consumo privado, ajudando a economia a retornar ao crescimento no trimestre de outubro a dezembro”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

“No futuro, uma desaceleração global liderada pelo aumento dos juros nas economias avançadas e uma queda no setor imobiliário na China pesarão sobre a economia japonesa, possivelmente causando uma recessão técnica, ou dois trimestres consecutivos de contração no primeiro semestre do próximo ano.”

Local de obra em Tóquio 08/06/2018. REUTERS/Issei Kato

2 – Senado aprova texto-base da PEC em 1º turno

O Senado aprovou na noite de quarta-feira (7), em primeiro turno, o texto principal da PEC da Transição, que expande por dois anos o teto de gastos em 145 bilhões de reais para viabilizar o pagamento do Bolsa Família de 600 reais, conferindo ao governo eleito uma vitória em seu primeiro grande teste no Legislativo.

Com um placar folgado –foram 64 votos a 16–, os senadores chancelaram o texto-base, que ainda pode ser modificado por emendas a serem votadas em seguida. Eram necessários, no mínimo, 49 votos favoráveis entre os 81 senadores.

Há pelo menos dois destaques abordando o período de vigência da expansão do teto e o reduzindo para apenas um ano. Uma dessas emendas também mira no valor a ser ampliado na regra fiscal, limitando a 100 bilhões de reais.

Após ser concluído o primeiro turno, a PEC ainda precisará passar por uma segunda rodada de votação no Senado, para então seguir à Câmara dos Deputados.

Aprovada por acordo na véspera pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a PEC autoriza uma ampliação do teto em um valor 30 bilhões de reais menor do que aquele inicialmente buscado pelo governo eleito.

Também ficou acertado no acordo que o novo governo enviará até agosto de 2023 um novo arcabouço fiscal para substituir o teto de gastos.

Além da expansão do teto de gastos para o Bolsa Família, o texto da PEC abre margem de 23 bilhões de reais nas contas do ano que vem para investimentos, com base em parcela de excesso de arrecadação do governo.

O texto também prevê a antecipação para 2022 do montante com base na parcela das receitas extraordinárias. Na prática, isso pode ajudar no desbloqueio de recursos de ministérios e na liberação de verbas de emendas parlamentares — inclusive as emendas do relator, popularmente chamadas de orçamento secreto.

Uma fonte do governo eleito disse que o espaço aberto antecipadamente com possibilidade de liberação de recursos para o orçamento secreto aumentava o “interesse na aprovação bastante” no Congresso.

3 – Agenda

Os destaques do dia são as vendas no varejo do mês de outubro, com previsão de expansão mensal de 0,3% e de 0,6% no índice amplo pelo Itaú.

Nos Estados Unidos, o dia é marcado pelos pedidos de seguro-desemprego semanal.

Brasil

9h: Vendas do varejo de outubro

EUA

10h30: Pedidos de seguro-desemprego semanal

Zona do Euro

15h: Discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde

China

22h30: Índice de preços ao consumidor

Com informações da Reuters

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.