Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: recorde de casos de covid na China; conta de luz em dezembro

China registrou um quarto recorde diário consecutivo de 39.791 novas infecções por Covid-19 em 26 de novembro.

1 – China registra 4° recorde diário consecutivo de novos casos de Covid

A China registrou um quarto recorde diário consecutivo de 39.791 novas infecções por Covid-19 em 26 de novembro, das quais 3.709 foram sintomáticas e 36.082 assintomáticas, informou a Comissão Nacional de Saúde neste domingo (27).

Isso se comparada com 35.183 novos casos no dia anterior – 3.474 infecções sintomáticas e 31.709 assintomáticas, que a China contabiliza separadamente.

Excluindo infecções importadas, a China registrou 39.506 novos casos locais, dos quais 3.648 eram sintomáticos e 35.858 eram assintomáticos, ante 34.909 no dia anterior.

Houve uma nova morte, contra nenhuma no dia anterior, elevando o número total de mortes para 5.233.

Até 26 de novembro, a China continental havia confirmado 307.802 casos com sintomas.

A capital e as megacidades da China continuam lutando para conter os surtos, com Chongqing e Guangzhou relatando a maior parte das novas infecções.

Os casos locais em Pequim continuaram aumentando, disparando 66%, para 4.307 casos, em comparação com 2.595 no dia anterior, mostraram dados do governo local.

2 – Aneel mantém bandeira verde em dezembro, sem taxa adicional na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na sexta-feira (25) que manterá a bandeira verde acionada em dezembro para todos os consumidores conectados ao setor elétrico nacional. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional.

A bandeira verde está em vigor para todos os consumidores desde 16 de abril. De acordo com a agência, o patamar reflete o nível dos reservatórios das hidrelétricas, devido ao período de chuvas.

“Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”, diz a nota.

Bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no País aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldade para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e repassados às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume dos reservatórios.

3 – Europa deve defender seus interesses econômicos contra pacote de subsídios dos EUA, diz ministro francês

A França pode tentar negociar algumas isenções de taxas e limites impostos pela lei anti-inflacionária dos Estados Unidos, mas a Europa deve agir para proteger os interesses econômicos do bloco, disse o ministro da Economia e das Finanças da França, Bruno Le Maire, neste domingo (27).

Le Maire acompanhará o presidente francês Emmanuel Macron em uma visita aos Estados Unidos na próxima semana.

Os europeus dizem que o enorme pacote de subsídios para proteger os fabricantes norte-americanos sob a Lei de Redução da Inflação pode ser um golpe letal para suas indústrias, que já estão sofrendo com os altos preços da energia causados ​​pela invasão russa na Ucrânia.

“A França pode pedir isenções de algumas taxas e limites impostos pelo governo dos Estados Unidos. Mas a verdadeira questão que devemos nos perguntar é: que tipo de globalização está à nossa frente?”, disse Le Maire à emissora de televisão France 3.

“A China favorece a produção chinesa, os EUA favorecem a produção norte-americana, é hora de a Europa favorecer a produção europeia”, acrescentou.

(*Com informações de Reuters e Estadão Conteúdo)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.