Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: troca de bastão no G20; economia do Reino Unido cresce

E mais: Lula volta a criticar privatização da Eletrobras dizendo que foi “bandidadgem”.

A agenda econômica no Brasil encerra a semana com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de abril. O consenso Refinitv aponta para uma variação mensal positiva de 0,54% e de 4,10% em 12 meses.

Nos Estados Unidos, será conhecido os preços de bens exportados de abril assim como a confiança do consumidor de maio.

Já os principais índices acionários americanos operam em alta nesta sexta-feira (12), com agentes do mercado esperando que a inflação arrefeça. No entanto, temores pelo impasse da dívida americana podem levar a uma desaceleração econômica da maior economia do mundo.

Investing

Veja abaixo 3 fatos para esta sexta-feira (12):

1 – Haddad prepara troca de bastão do G20

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se nesta sexta-feira, 12, com a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharama, em uma reunião bilateral durante a cúpula do G7 Financeiro em Niigata, no Japão. O encontro é mais um passo para a troca de bastão do G20: no ano que vem, o Brasil vai assumir a presidência do bloco, hoje ocupada pela Índia. A reunião foi fechada. Pelo lado brasileiro, também participaram a chefe da Secretaria de Assuntos Internacionais da Fazenda, Tatiana Rosito, e o assessor especial Mathias Alencastro.

Reunião bilateral com Nirmala Sitharama, ministra das Finanças da Índia. Fotos: Diogo Zacarias/MF

2 – Lula volta a criticar privatização da Eletrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a privatização da Eletrobras (ELET3) e disse que, o que aconteceu, foi uma “bandidagem que deve ser (considerada) um crime de lesa-pátria”. De acordo com Lula, ele trabalhará para provar a corrupção no País. Lula repetiu na noite desta quinta-feira, 11, em Salvador, o assunto, que já havia sido abordado por ele durante a tarde.

Ele contou que o governo entrou, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para ampliar seu poder na empresa, por orientação do ministro da Casa Civil, Rui Costa. “Estamos brigando para que o governo brasileiro tenha no conselho (da Eletrobras) representação dos 43% (das ações).”

“Na privatização, foi feita uma bandidagem que deve ser um crime de lesa-pátria”.

Presidente lula

O presidente disse em meio aos esforços do governo em voltar com a estatização da empresa e o valor que o governo deverá pagar para reaver a empresa.

“O próprio governo fez uma lei prejudicando o governo e vamos apurar, abrir processo e tentar provar a corrupção que houve neste País para que o povo brasileiro saiba quem é que praticou corrupção.”

presidente lula

3 – Economia do Reino Unido cresce no 1º trimestre, mas queda em março ressalta fragilidade

A economia da no Reino Unido cresceu 0,1% nos primeiros três meses de 2023, mas uma queda inesperadamente acentuada de 0,3% em março destacou a fragilidade de sua recuperação.

Economistas consultados pela Reuters previam crescimento trimestral de 0,1%, mas esperavam que a produção se mantivesse estável no último mês do trimestre.

“A queda em março foi impulsionada por reduções generalizadas no setor de serviços”, disse Darren Morgan, do Escritório de Estatísticas Nacionais.

“…, as vendas de carros foram baixas para os padrões históricos – continuando a tendência observada desde o início da pandemia – com estoques, distribuição e varejo também tendo um mês ruim.”

Policial realiza patrulha em Londres, Reino Unido 03/05/2023 REUTERS/Maja Smiejkowska

A economia do Reino Unido permaneceu 0,5% menor do que no quarto trimestre de 2019, pouco antes da pandemia de coronavírus – uma recuperação mais fraca do que qualquer outra grande economia avançada.

“Com o lado de serviços da economia continuando a desacelerar em face dos custos de empréstimos mais altos e preços crescentes, ainda parece que estamos patinando”, disse Tom Stevenson, diretor de investimentos pessoais da Fidelity International.

A produção em março foi apenas 0,1% maior do que em fevereiro de 2020, o último mês pré-pandemia.

“Uma economia mais fraca em março ressalta sua fragilidade, apesar da queda nos preços de energia no atacado, melhora das condições da cadeia de suprimentos e da confiança do consumidor, que também se recuperou das mínimas de vários anos”, disse Yael Selfin, economista da KPMG.

“Embora a recessão provavelmente não esteja mais em jogo, as vulnerabilidades resultantes de custos de empréstimos mais altos e crédito mais restrito provavelmente prejudicarão as atividades empresariais e domésticas este ano.”

O Banco da Inglaterra projetou na quinta-feira que a economia do Reino Unido crescerá 0,25% em 2023 como um todo – uma expansão fraca, mas uma mebora em relação à previsão anterior de uma contração de 0,5%.

Com Reuters e Estadão

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.