Siga nossas redes

Geral

Berço de corridas de esqui alpino, vilarejo suíço tem clube centenário – e James Bond

Vila suíça se orgulha por suas corridas de esqui e de ser líder em tecnologia sustentável e ecoturismo.

Se você gosta de esquiar, é bem provável que já tenha ouvido falar do Kandahar Club. Com milhares de membros, incluindo alguns da realeza, este é o mais antigo e um dos maiores clubes de corrida de esqui do mundo. 

Com 100 anos recém-completados no fim de janeiro, o Kandahar fica localizado na estância suíça de Mürren – berço das corridas de esqui alpino e onde os carros não têm vez. 

Vista de Mürren

O vilarejo suíço, porta de entrada para 213 quilômetros de pistas em toda a região de Jungfrau, ficou famoso após ser palco da perseguição de esqui mais emocionante da história do cinema, em um filme de James Bond rodado no final da década de 1960. No caso, o longa é “007: Ao Serviço Secreto de Sua Majestade“. E, claro, isso colocou Mürren e seu cenário com vista também para os montes Eiger e Mönch sob holofotes.

Além de sua história, a vila se orgulha por ser líder em tecnologia e ecoturismo, já que foi um dos primeiros locais de esqui a adotar energia verde e se comprometer com sustentabilidade em suas instalações.

Seu famoso restaurante giratório no alto cume do Schilthorn – que fica acima da vila de Mürren e onde só é possível chegar de teleférico – foi reformado (ele apareceu em cenas do filme de Bond), o que resultou em uma redução de 75% no consumo de energia. Os banheiros do local funcionam inteiramente com água da chuva e a maioria dos ingredientes utilizados nas refeições são provenientes de produtores locais. 

Piz Gloria – restaurante giratório no alto cume do Schilthorn

Agora, há um grande projeto para atualizar o sistema do teleférico de Mürren para um modelo híbrido em que painéis solares serão instalados de maneira discreta a fim de gerar energia solar e armazenar em baterias. O sistema deve duplicar a capacidade de transporte, reduzir o tempo de viagem e os custos de energia em 10%. O lançamento está previsto para 2026. 

A história do Kandahar

O nome do clube Kandahar vem do herói militar vitoriano Lord Roberts de Kandahar, doador de um prestigiado troféu de corrida de Downhill. Fundado por esquiadores britânicos, o clube se orgulha de seus membros, como a primeira campeã mundial feminina, Esmé Mackinnon; a primeira esquiadora britânica a vencer uma corrida da copa do mundo, Dave Ryding; e Jasmin Taylor, vencedora de 35 medalhas na copa da modalidade e no campeonato mundial.

O objetivo do fundador do clube era aumentar o padrão do esqui britânico e, de carona, receber o reconhecimento oficial para as corridas locais.

Vista de uma das pistas de ski – chrisbrookesphotography

O sucesso da empreitada foi alcançado com o primeiro campeonato mundial alpino em Mürren, em 1931, com a Grã-Bretanha enviando sua primeira equipe para as olimpíadas em Garmisch-Partenkirchen, em 1936. Desde aquele dia, muitos dos principais pilotos britânicos tornaram-se membros de Kandahar.  

Fato é que, para aderir ao clube, precisa ser convidado, apesar de o Kandahar se considerar inclusivo e amigável e dizer aceitar candidaturas de qualquer pessoa interessada.

Caso você seja convidado, pagará anualmente uma taxa simbólica de 55 libras e terá acesso a eventos de abertura de temporada, jantares, entrada em competições, assim como na famosa “corrida do Inferno” – que apesar de ser amadora, seus participantes levam muito a sério. A exaustão é apenas uma das dificuldades relatadas por quem já participou, mas outros adjetivos, como aterrorizante e até divertido, também são comuns.   

A maioria dos membros do Kandahar se instala em Mürren, mais especificamente, no elegante hotel Eiger com vista para os picos nevados. 

Para quem não vai para participar de competições, fondues, vinhos e boa comida são a pedida no restaurante giratório no topo do Schilthorn, imortalizado por Bond. 

Cena do filme 007:Ao Serviço Secreto de Sua Majestade

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.