Siga nossas redes

Geral

Conheça as 35 empresas mais éticas do setor financeiro

Pesquisa revela quais são as líderes do mercado quando o assunto é clima organizacional, liderança e empatia. E você trabalha nestas companhias?

vagas emprego

Um levantamento feito pela Virtuous Company, consultoria de governança corporativa e gestão organizacional, revelou quais são as empresas com melhor cultura ética no setor financeiro.

O estudo divulgou estes dados com o objetivo de lembrar que a cultura do ambiente corporativo é o principal elemento para evitar e prevenir comportamentos antiéticos nas companhias.

A consultoria analisou 376.765 avaliações de empregados de 1871 empresas, feitas de 2015 a 2019 na plataforma Glassdoor. Foram considerados aspectos positivos e negativos das companhias e a partir disso foi criado um ranking para cada setor.

A Virtuous Company analisou ao tudo 17 setores. Apenas no setor financeiro foram consideradas 111 empresas. Segundo a consultoria, os resultados publicados servem para diversos públicos entre estes: colaboradores, executivos, lideranças e investidores.

No caso dos colaboradores, o Ranking da Cultura Ética auxilia os profissionais do setor financeiro para conhecer as empresas com culturas mais saudáveis para se trabalhar. Para os executivos, a pesquisa é um norte para encontrar os benchmarks de mercado.

Enquanto os investidores podem acompanhar atentamente as companhias nas quais aplicam e verificar se existem problemas de governança. Já as lideranças tem a oportunidade de reformular certos comportamentos no meio corporativo e potencializar a cultura interna de cada empresa.

Das 111 companhias apresentadas selecionamos as 35 melhor ranqueadas quando o assunto é cultura ética.

As empresas que lideram a pesquisa se destacaram em 5 aspectos:

  • Confiança Organizacional: é a capacidade que cada empresa tem para criar um ambiente de confiança, no qual os empregados estão seguros sobre ter expectativas positivas com os outros. Funcionários compartilham regras e valores, além de se preocuparem com outros colaboradores.
  • Liderança ética: quando a companhia tem líderes que fortalecem uma cultura interna saudável, com senso de integridade, justiça, capacidade de ouvir e se responsabilizar pelos próprios atos.
  • Orientação para o bem comum: empresas não proliferam uma cultura egoísta e sim motivam o interesse dos empregados com outros membros da organização, fortalecendo a sensibilidade.
  • Empatia: a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Colaboradores empáticos adotam perspectivas cognitivas ou emocionais de outros stakeholders.
  • Liberdade para falar: organizações que prezam pela segurança psicológica dos funcionários, onde estes se sintam livres de se manifestar em caso de presenciar comportamentos antiéticos.

Veja quais são as 35 companhias mais éticas do setor financeiro:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.