Siga nossas redes

Geral

Emissões globais de CO2 devem crescer menos de 1% graças às energias renováveis

Segundo a AiE, a emissões dióxido de carbono deve aumentar para 33,8 bilhões de toneladas este ano, menor que em 2021.

As emissões globais de dióxido de carbono pela queima de combustíveis fósseis devem aumentar em pouco menos de 1% este ano graças à expansão de energias renováveis ​​e veículos elétricos, disse a Agência Internacional de Energia (AIE).

As emissões de CO2 devem aumentar em quase 300 milhões de toneladas para 33,8 bilhões de toneladas este ano, um aumento muito menor do que o salto de quase 2 bilhões de toneladas em 2021, informou a agência em um relatório.

O aumento deste ano foi impulsionado pela geração de energia e pelo setor de aviação, à medida que as viagens aéreas se recuperam das baixas da pandemia.

Embora esse aumento pudesse ter sido muito maior, possivelmente de 1 bilhão de toneladas, com a demanda de carvão dos países aumentando em meio à disparada dos preços do gás devido à guerra na Ucrânia, a implantação de energia renovável e os veículos elétricos frearam o aumento das emissões.

Fábricas em Bagdá 5/6/2022 REUTERS/Thaier al-Sudani

“A crise energética global desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia levou a uma corrida de muitos países para usar outras fontes de energia para substituir o fornecimento de gás natural que a Rússia reteve do mercado”, disse Fatih Birol, diretor executivo da AIE.

“A notícia encorajadora é que a energia solar e eólica estão preenchendo grande parte da lacuna, com o aumento no carvão parecendo ser relativamente pequeno e temporário”, acrescentou.

De acordo com o relatório, a energia solar fotovoltaica e a eólica estão liderando um aumento na geração global de eletricidade renovável de mais de 700 terawatts-hora (TWh). Sem esse aumento, as emissões globais de CO2 teriam sido mais de 600 milhões de toneladas maiores este ano.

Apesar das secas em várias regiões, a produção global de energia hidrelétrica aumenta ano a ano, contribuindo com mais de um quinto do crescimento esperado em energia renovável.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.