Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? AES Brasil compra usinas; Tornado Cash e buscas na casa de Trump

AES Brasil pagou R$ 2 bi por 3 usinas eólicas; EUA impõe sanções ao “mixer” de moedas digitais Tornado Cash, acusando o serviço de ajudar hackers; casa de Trump é alvo de operação do FBI.

Data center da empresa BitRiver que presta serviços para mineração de criptomoedas em Bratsk, Rússia 02/03/2021 REUTERS/Maxim Shemetov

AES Brasil compra três usinas eólicas

A AES Brasil anunciou nesta segunda-feira que celebrou contrato com a Cubico Brasil para comprar sociedades de propósito específico (SPE) que compõem os complexos eólicos de Ventos do Araripe, Caetés e Cassino.

O valor total do negócio é de até 2,033 bilhões de reais, sendo 1,105 bilhão de reais em equity e a assunção de dívida líquida de 928 milhões de reais.

A empresa, que é controlada pela AES Corp, disse que viabilizará o pagamento de parte do preço de aquisição através de um aumento de capital em que emitirá de 52,02 milhões a 116,21 milhões de novas ações, a 9,61 reais por ação.

As três usinas eólicas possuem, no total, capacidade instalada de 455,9 megawatts.

Para a AES, o negócio marca “mais um importante passo na estratégia de crescimento e diversificação de portfólio da companhia por meio da aquisição de ativos de fontes complementares à hídrica e com contratos de longo prazo”, disse em comunicado.

EUA impõem sanções sobre “mixer” de criptomoedas Tornado Cash

Os Estados Unidos impuseram nesta segunda-feira sanções ao “mixer” de moedas digitais Tornado Cash, acusando o serviço de ajudar hackers, inclusive da Coreia do Norte, a lavar dinheiro.

Um funcionário de alto escalão do Departamento do Tesouro dos EUA disse que o Tornado Cash, um dos maiores serviços de “mix” de moedas digitais, teria lavado mais de 7 bilhões de dólares em dinheiro digital desde que foi criado em 2019. A ação desta segunda congela todos ativos nos EUA do serviço.

O Lazarus Group, grupo de hackers apoiado pelo governo norte-coreano que fez inúmeras violações de dados por motivos políticos e financeiros, lavou pelo menos 455 milhões de dólares por meio do Tornado Cash, disse o Tesouro dos EUA.

Autoridades dos EUA e da Coreia do Sul dizem que a Coreia do Norte controla milhares de hackers que roubam dinheiro, incluindo criptomoedas, para financiar seus programas de armas. Pyongyang nega as acusações.

Representantes da Tornado Cash e a missão norte-coreana nas Nações Unidas em Nova York não comentaram o assunto.

O Tornado Cash também foi usado para lavar cerca de 100 milhões de dólares obtidos em um ataque contra a empresa de moeda virtual Harmony em junho e, na semana passada, no roubo da empresa de tecnologia de moeda virtual Nomad, segundo o Tesouro.

Em maio, o Tesouro dos EUA também mirou o mix de moeda virtual Blender, impondo sanções pela primeira vez em um serviço do tipo. Mixers de moedas digitais são ferramentas de software que agrupam e embaralham criptomoedas de milhares de endereços.

“O Tornado é uma ferramenta importante para criminosos e grupos de hackers”, disse Tom Robinson, cofundador da Elliptic, de análise de dados sobre criptomoedas. “No total, ao menos 1,3 bilhão de dólares em receitas de crimes, como ransomware, hacks e fraudes, foram lavados através do Tornado Cash.”

Trump diz que agentes do FBI fizeram buscas em sua casa na Flórida

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse nesta segunda-feira que sua residência em Mar-A-Lago, em Palm Beach, na Flórida, foi alvo de uma operação do FBI.

“Depois de trabalhar e cooperar com as agências governamentais relevantes, esta incursão não anunciada em minha casa não foi necessária nem apropriada”, disse Trump em comunicado.

Trump não disse por que a operação aconteceu. A residência de Mar-A-Lago “está atualmente sitiada, invadida e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI”, afirmou. “Eles até arrombaram meu cofre”, acrescentou.

O Departamento de Justiça se recusou a comentar sobre a operação. O escritório de campo do FBI em Miami não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A CNN informou que Trump não estava na propriedade no momento da invasão e que o FBI tinha um mandado de busca para entrar nas instalações.

Trump, que fez de seu clube em Palm Beach sua casa desde que deixou a Casa Branca em janeiro de 2021, geralmente passa os verões em seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jersey, porque Mar-a-Lago normalmente fecha em maio para o verão.

O Departamento de Justiça dos EUA lançou uma investigação sobre a remoção de Trump de registros presidenciais oficiais da Casa Branca para sua propriedade na Flórida, disse uma fonte familiarizada com o assunto em abril.

A investigação ocorre depois que a Administração Nacional de Arquivos e Registros dos EUA notificou o Congresso em fevereiro de que havia recuperado cerca de 15 caixas de documentos da Casa Branca da casa de Trump na Flórida, algumas das quais com material sigiloso.

O Comitê de Supervisão da Câmara dos Deputados dos EUA na época anunciou que estava expandindo uma investigação sobre as ações de Trump e pediu aos Arquivo que entregasse informações adicionais. Trump já confirmou que havia concordado em devolver certos registros ao Arquivo, chamando de “um processo comum e rotineiro”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.