Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Funeral da rainha faz preços subirem; denúncia contra Twitter

Preços de voos e hotéis em Londres disparam com funeral da rainha; Denunciante do Twitter revela temor com coleta de dados do usuário por agente da China.

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 6 minutos

Multidão acompanha passagem do caixão da rainha Elizabeth por ruas de Londres até o Palácio de Buckingham
Multidão acompanha passagem do caixão da rainha Elizabeth por ruas de Londres até o Palácio de Buckingham 13/09/2022 MARCO BERTORELLO/Pool via REUTERS

ONU tenta levar amônia russa para o mundo através da Ucrânia

A Organização das Nações Unidas (ONU) está tentando intermediar a retomada das exportações russas de amônia através da Ucrânia, disse um diplomata ocidental nesta terça-feira, uma medida que pode estabelecer um acordo histórico para permitir remessas ucranianas de alimentos e fertilizantes a partir dos portos do Mar Negro.

A amônia é um ingrediente-chave para a fabricação de fertilizantes de nitrato. Um oleoduto que transportava amônia da região russa do Volga para o porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro, foi fechado quando a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Facilitar as exportações de alimentos e fertilizantes da Rússia é um objetivo central de um acordo mediado pela ONU e a Turquia em 22 de julho, e que também reiniciou o envio de grãos e fertilizantes da Ucrânia pelo Mar Negro. A Rússia recentemente criticou o acordo, reclamando que suas exportações ainda estavam prejudicadas.

A ONU propôs que o gás de amônia de propriedade da produtora russa de fertilizantes Uralchem seja transportado por gasoduto para a fronteira Rússia-Ucrânia. Lá ele seria comprado pela Trammo, trader de commodities com sede nos Estados Unidos, de acordo com a proposta.

A Trammo e a Uralchem não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

O gasoduto foi projetado para bombear até 2,5 milhões de toneladas de amônia por ano.

“A ONU está envidando todos os esforços para permitir um resultado positivo nas exportações russas de amônia para os mercados internacionais”, disse Rebeca Grynspan, autoridade comercial da ONU, que lidera a tentativa de facilitação das exportações russas de alimentos e fertilizantes.

Ela se recusou a comentar os detalhes do acordo e disse que era “muito cedo para dizer” o quão próximo estava um acordo. Grynspan disse que alimentos e fertilizantes estavam sendo exportados dos portos russos.

A Ucrânia e a Rússia são grandes exportadores globais de grãos e fertilizantes. A ONU disse que o acordo sobre as exportações russas e ucranianas é necessário para enfrentar uma crise global de alimentos que, segundo ela, foi agravada pela guerra da Rússia na Ucrânia, levando cerca de 47 milhões de pessoas à “fome aguda”.

Denunciante do Twitter revela temor com coleta de dados do usuário por agente da China

Divulgações de um ex-executivo do Twitter (TWTR34) que virou denunciante mostram que a plataforma foi informada de pelo menos um agente chinês trabalhando na empresa de mídia social, disse o senador americano Chuck Grassley durante audiência no Senado nesta terça-feira.

Peiter “Mudge” Zatko, um famoso hacker que atuou como chefe de segurança do Twitter até sua demissão no ano passado, disse durante a audiência que alguns funcionários estavam preocupados que o governo chinês pudesse coletar dados de usuários.

O depoimento de Zatko ao Comitê Judiciário do Senado revelou que os problemas de segurança do Twitter podem ser muito maiores, alegando pela primeira vez que a empresa foi informada sobre agentes do governo chinês na empresa de mídia social.

No depoimento, Zatko citou uma matéria da Reuters que detalha confrontos internos entre equipes que queriam maximizar a oportunidade de receita de publicidade de anunciantes chineses e outras que estavam preocupadas em fazer negócios dentro da China em meio a crescentes tensões geopolíticas.

“Este foi um grande enigma interno”, disse Zatko, acrescentando que a empresa estava relutante em se afastar da China diante dos efeitos sobre as receitas publicitárias.

Zatko disse que uma semana antes de sua demissão do Twitter soube que o FBI disse à empresa que um agente do Ministério de Segurança do Estado da China, ou MSS, principal agência de espionagem do país, estava na folha de pagamento do Twitter.

Não ficou imediatamente claro se o suposto agente chinês ainda estava trabalhando na empresa.

O Twitter não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a denúncia de Zatko.

Ele também disse que se lembrou de uma conversa com outro executivo do Twitter sobre preocupações de que um agente estrangeiro estivesse dentro da empresa. O executivo respondeu: “Bem, já que já temos um, o que importa se tivermos mais?”

Quando perguntado se ele acreditava que algo de bom viria da audiência, Zatko disse: “Espero que sim”. “Estou basicamente arriscando minha carreira e reputação. E se algo de bom vier daqui a cinco ou 10 anos, terá valido a pena.”

O senador observou que o presidente-executivo do Twitter, Parag Agrawal, se recusou a comparecer à audiência por temer que isso pudesse comprometer o litígio da empresa contra Elon Musk. Twitter e Musk vão a julgamento no próximo mês sobre se o acordo de aquisição de 44 bilhões de dólares deve ser concluído.

Preços de voos e hotéis em Londres disparam antes de funeral da rainha

Os preços dos hotéis em Londres e das passagens aéreas para a capital britânica estão subindo, à medida que centenas de milhares de pessoas viajam para a cidade antes do funeral da rainha Elizabeth, na segunda-feira, proporcionando algum alívio ao turismo local em meio a problemas econômicos.

Desde o anúncio da morte da monarca, a tarifa média de um hotel em Londres aumentou para 384 dólares por noite, ante 244 dólares por noite, segundo Hayley Berg, economista-chefe da startup de viagens Hopper.

A corrida por acomodações ocorre no momento em que turistas visitam a capital para prestar suas homenagens e com delegações estrangeiras chegando para o funeral em 19 de setembro, que irá atrair um grande número de pessoas.

Centenas de milhares de pessoas devem passar pelo caixão que ficará aberto ao público 24 horas por dia entre a noite de quarta-feira e o início do dia do funeral.

Os preços médios de um voo de ida e volta dos Estados Unidos para Londres com partida nos dias 15, 16 e 17 de setembro eram de 1.120 dólares, 1.054 dólares e 967 dólares, respectivamente, mostraram os dados da Hopper. Isso se compara a um preço médio para uma viagem de ida e volta transatlântica de 710 dólares.

O crescimento das viagens à medida que as restrições da pandemia foram flexibilizadas aumentaram as tarifas de hotel para níveis recordes, de acordo com dados da empresa de análise STR. Os britânicos também gastaram muito em celebrações para comemorar o Jubileu de Platina de Elizabeth durante um fim de semana de quatro dias em junho.

Uma libra mais fraca também está atraindo pessoas do exterior e o influxo pode impulsionar restaurantes, pubs e museus que ainda se recuperam da crise provocada pela pandemia e com níveis recordes de inflação.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.