Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Investimento milionário de Audi, Cemig e regras para critptos

A Audi anunciou investimento de R$ 100 mi para reativar produção no Brasil; Cemig comprou 3 usinas fotovoltaicas e UE faz acordo preliminar contra lavagem de dinheiro via criptomoedas.

Representação da Ethereum e de outras criptomoedas
Representação da Ethereum e de outras criptomoedas 14/06/2021 REUTERS/Edgar Su/Illustration

UE obtém acordo para regras contra lavagem de dinheiro com criptomoedas

Negociadores da União Europeia acertaram um acordo preliminar sobre regras contra lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas que podem forçar empresas do setor a conferirem identidades dos clientes.

As regras, criticadas pela corretora norte-americana Coinbase Global , também exigem que as empresas de moedas digitais relatem transações suspeitas às autoridades, afirmou o Parlamento Europeu em comunicado nesta quarta-feira.

Quando forem redigidas, as regras precisarão ainda de aprovação de vários organismos para entrarem em vigor. A supervisão dos ativos vai assegurar que criptomoedas possam ser rastreadas da mesma forma como ocorre com transferências tradicionais de dinheiro, segundo o comunicado.

“As novas regras vão permitir que as autoridades façam a conexão de certas transferências com atividades criminosas e identificação de quem está por trás destas transações”, disse Ernest Urtasun, parlamentar espanhol do Partido Verde, que ajudou a conduzir o projeto no Parlamento Europeu.

Em carta enviada a 26 ministros das Finanças da UE em abril, empresas de criptomoedas pediram aos parlamentares do bloco para assegurarem que as regras não vão além da legislação atual da Força Tarefa de Ação Financeira (FATF, na sigla em inglês), que define padrões de combate à lavagem de dinheiro.

O Parlamento Europeu também afirmou nesta quarta-feira que a proposta também envolve carteiras de criptomoedas detidas por indivíduos, mas que não são administradas por alguma corretora de moedas digitais licenciada, nos casos de transações que excedam 1.000 euros.

Cemig anuncia compra de 3 usinas solares

A elétrica mineira Cemig (CMIG4) anunciou nesta quarta-feira a compra da três usinas fotovoltaicas em Minas Gerais, ao custo aproximado de 100 milhões de reais.

Segundo a empresa, o pagamento será feito à medida que as usinas entrarem em operação.

A previsão é que a usina Prudente de Morais comece a operar em julho, a de Montes Claros em setembro, e Jequitibá em fevereiro de 2023.

Em nota, a Cemig afirmou que a transação reforça a sua estratégia de crescimento sustentável no mercado de Geração Distribuída, além de criar valor por meio de investimentos em projetos de diversificação de seu portfólio, focado em fontes de energia renováveis.

Audi investe para retomar produção no Brasil

A montadora de carros de luxo Audi, do grupo Volkswagen, anunciou nesta quarta-feira investimento de 100 milhões de reais para reativar a produção em sua fábrica no Paraná, cumprindo planos divulgados no final do ano passado.

A Audi tinha paralisado a linha de produção paranaense em 2020, com o fim do ciclo de produto da versão anterior do utilitário Q3 e após o término do ciclo do sedã A3, em 2019.

A retomada da produção, que ocorre apesar de uma crise na oferta de autopeças e componentes eletrônicos, está ocorrendo com os novos modelos Q3 e Q3 Sportback, que chegam ao Brasil desmontados vindos de fábrica na Hungria.

Inicialmente, a fábrica terá capacidade produtiva máxima de quatro mil veículos por ano, em dois turnos, afirmou a Audi. Os veículos montados no Brasil serão destinados, inicialmente, apenas ao mercado interno.

O investimento foi realizado com “modernização da linha de montagem, que ganhou novos maquinários, ferramentais, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de tecnologia da informação e infraestrutura logística”, afirmou a Audi em comunicado à imprensa.

Na última década, o montante de investimento da montadora no país atinge mais de meio bilhão de reais, informou a Audi.

Segundo o ranking de automóveis mais vendidos do país elaborado pela associação de concessionárias Fenabrave, a Audi acumula vendas de 1.636 veículos de janeiro a maio deste ano, atrás das marcas de luxo BMW, Volvo e Mercedes Benz. No mesmo período do ano passado, as vendas da Audi somaram 2.351 unidades.


Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.