Siga nossas redes

Geral

Morre em São Paulo o empresário Abílio Diniz, aos 87 anos

Fundador do Pão de Açúcar era um dos homens mais ricos do país.

Morreu neste domingo (18) o empresário Abílio Diniz, aos 87 anos, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite, segundo nota divulgada pela holding Península, que administra os investimentos da família. Ele estava internado em um hospital em São Paulo. Diniz deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.

Abilio Diniz
Empresário Abilio Diniz, da Península Participações 21/03/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino

Abílio Diniz foi um empresário brasileiro do segmento varejista e fundador do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), considerado uma das maiores redes de varejo do país.

Também chegou a ser um dos principais acionistas do grupo Carrefour Brasil (CRFB3), ocupando a vice-presidência do colegiado. Abílio também possuía participação relevante no francês Carrefour, com quase 14% de fatia nos direitos de voto no segundo maior grupo varejista do mundo.

Mas sua fortuna não é a única a receber os holofotes na carreira do empresário de 85 anos: ele era esportista, escritor e também esteve à frente de um programa de entrevistas na TV. 

O bilionário era presidente do Conselho de Administração da Península Participações, empresa de investimento privado, focada na criação de valor para o longo prazo. 

Nascido em 28 de dezembro de 1938, na capital paulista, Abílio Diniz foi um dos homens mais ricos do Brasil, de acordo com a revista Forbes. Em 2022, ele havia perdido um filho, João Paulo.

Sucessão

O Carrefour Brasil afirmou que os cargos ocupados pelo empresário ficarão vagos momentaneamente, até que o conselho de administração da rede varejista tome decisão sobre seus sucessores.

Já a Península confirmou seu compromisso de longo prazo em relação ao Carrefour. A holding que administra os investimentos da família do empresário é a segunda maior acionista da varejista.

Questionado em 10 de janeiro por jornalistas da CNN Brasil, na qual mantinha um programa de entrevistas, sobre planos de sucessão, Diniz respondeu: “nunca me preocupei com o legado, eu gosto do aqui e agora”.

Repercussão

Diversas personalidades se manifestaram após a notícia do falecimento de Abílio Diniz e prestaram condolências aos familiares do empresário.

Pelo X (antigo Twitter), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, lamentou a perda. “Recebi com grande pesar a notícia do falecimento de Abílio Diniz, um dos maiores empresários brasileiros. Sua vitalidade, dedição ao trabalho e fé no Brasil formaram grandes lições de vida. Que seu exemplo continue a inspirar as próximas gerações de empresários no Brasil”, escreveu ainda.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também se manifestou: “Recebi com tristeza a notícia do falecimento do empresário Abílio Diniz. Uma liderança empresarial brasileira, um homem determinado e com grande contribuição ao país”.

“Lembro a oportunidade que tive de ser entrevistada por ele em seu programa ‘Caminhos com Abilio Diniz’ na CNN Brasil, onde conversamos sobre o assunto que tínhamos em comum: o amor ao Brasil e as medidas necessárias para colocá-lo no eixo, na direção de um desenvolvimento sustentável”, continuou ela.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, lamentou: “Perdi um amigo. O país perdeu um exemplo de empreendedor, de competência. Sempre viu o Brasil com otimismo, com esperança e fé inquebrantável no nosso futuro.”

O economista Alexandre Schwartsman também se manifestou pela mesma rede social. “Foi meu patrão nos anos 80. Eu era um jovem economista e ele sempre me tratou com muito respeito. Lembro que foi trabalhar no dia seguinte à sua libertação do sequestro covarde e me disse: ‘Alexandre, é só assim que vou superar isto’. Que descanse em paz.”

O ex-governador de São Paulo e empresário João Dória escreveu: “Lamento profundamente o falecimento de Abílio Diniz. Um amigo querido cuja contribuição para o empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Brasil, deixa um grande legado.”

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lamentou o falecimento de Diniz, por nota. “Abilio, com seu espírito empreendedor, transformou o Grupo Pão de Açúcar na maior rede varejista do País. Teve papel fundamental também na criação e fortalecimento da ABRAS, como um dos seus membros mais importantes”.

O presidente do Grupo Casino Guichard-Perrachon, Jean-Charles Naouri, com quem Diniz travou no início da década passada uma intensa disputa pelo controle do Grupo Pão de Açúcar, vencida pelo empresário franco-argelino, lamentou a morte do brasileiro nesta segunda-feira.

“Abilio foi um empreendedor incansável e que acima de tudo jamais abandonou seu otimismo com o Brasil. Seu legado será sempre lembrado como um dos maiores nomes do varejo alimentar no mundo”, afirmou Naouri em comunicado à imprensa.

Já o GPA afirmou que Diniz teve uma “significativa contribuição para o crescimento e consolidação do varejo brasileiro” e que “sua liderança e inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional”.

Por sua vez, o grupo Casas Bahia, anteriormente chamado de Via Varejo e parte do GPA até 2019, também lamentou a morte do empresário e afirmou que Diniz “ajudou a construir a história da nossa marca”. “Que o legado dele perdure como inspiração para todos nós”.

(* Com informações da Reuters; esta reportagem está em atualização)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.