Siga nossas redes

Geral

SEC processa Vale por falsas alegações sobre Brumadinho

Comissão de valores mobiliários dos EUA entra com processo contra declarações enganosas sobre segurança de barragens.

Logo da mineradora brasileira Vale no edifício-sede da companhia no Rio de Janeiro
Logo da mineradora brasileira Vale no edifício-sede da companhia no Rio de Janeiro REUTERS/Pilar Olivares/File Photo

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) entrou com processo contra a Vale (VALE3) , uma das maiores mineradoras de minério de ferro do mundo, por supostamente fazer alegações falsas sobre segurança antes do colapso de sua barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019, que matou 270 pessoas.

A Vale, com sede no Rio de Janeiro, enganou governos locais, comunidades e investidores por meio de suas divulgações ambientais, sociais e de governança, a partir de 2016, disse a U.S. Securities and Exchange Commission em comunicado nesta quinta-feira (28). 

A Vale, que tem ações negociadas na bolsa de Nova York e no Brasil, disse falsamente a investidores que a empresa aderiu às “mais rígidas práticas internacionais”, apesar de saber que a barragem de Brumadinho não atendia a padrões internacionais, segundo a SEC.

“Enquanto supostamente ocultava os riscos ambientais e econômicos representados por sua barragem, a Vale enganou os investidores e levantou mais de US$ 1 bilhão em nossos mercados de dívida enquanto seus títulos eram negociados ativamente na NYSE”, disse Melissa Hodgman, diretora associada da divisão de fiscalização da SEC, no comunicado.

A queixa da SEC, apresentada em um tribunal federal no Brooklyn, busca penalidades civis, recuperar ganhos ilícitos mais juros. Segundo o regulador, além dos “imensuráveis danos ambientais e sociais” causados pelo colapso, o incidente ajudou a reduzir o valor de mercado da Vale em US$ 4 bilhões.

A Vale aludiu ao caso da SEC em um comunicado recente junto ao regulador. A empresa disse que o órgão de vigilância de Wall Street e a CVM no Brasil estavam investigando as divulgações da empresa.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.