Siga nossas redes

Geral

Sergio Moro pede demissão do ministério da Justiça

Ele deixa o governo de Jair Bolsonaro após a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

Sergio Moro

O ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (24). Ele deixa o governo de Jair Bolsonaro após a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, alegando não concordar com a interferência do governo na instituição. Ele concedeu entrevista nesta manhã.

Moro fez o pedido de demissão ao presidente Jair Bolsonaro na manhã desta quinta (23) quando soube da decisão de demitir Valeixo. O ministro avisou o presidente que não ficaria no governo com a saída do diretor-geral, escolhido por Moro para comandar a PF.

Interferência na PF

Em entrevista coletiva, Moro afirmou que a substituição do diretor-geral, sem um motivo razoável, afeta a credibilidade não só da PF. “Não é absolutamente verdadeiro que Valeixo desejasse sair”, afirmou Moro.

“Eu sempe disse ao presidente  que não tinha nenhum problema em trocar o diretor-geral, mas precisava de uma causa relacionada a uma insuficiência de desempenho, a um erro grave. No entanto, o que eu vi durante todo o período, é que o trabalho é bem feito”, avaliou o ministro. 

Moro resssaltou que ontem conversou com o presidente sobre a possibilidade de mudança no comando da PF e que falou sobre impactos negativos relacionados à decisão.

“Falei que isto teria um impacto para todos, que seria negativo, mas para evitar uma crise [política] durante uma pandemia, sinalizei: ‘presidente: então vamos substituir o Valeixo por alguém que represente a continuidade dos trabalhos’”, contou o ministro, revelando que chegou a sugerir o nome do atual diretor-executivo da PF, Disney Rosseti, que é servidor de carreira da corporação. 

A notícia da saída de Moro abalou fortemente os mercados. o principal índice da bolsa brasileira, Ibovespa, caía mais de 7%, por volta de 11h, negociado na casa dos 73 mil pontos. Já o dólar bateu novo recorde frente ao real, vendido a R$ 5,64, por volta do mesmo horário, em alta superior a 2%.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.