Siga nossas redes

CAPEX e OPEX: o que são e como analisar esses custos

As empresas possuem diversos tipos de despesas, entre elas CAPEX e OPEX. Entenda o que são e como calcular esses custos.

Homem fazendo calculo com gráficos em cima de uma mesa

As empresas têm uma variedade de despesas, desde o aluguel que pagam pelo espaço de fábricas ou escritórios, aquisição de equipamentos, custo de matérias-primas para fabricação de produtos, salários dos colaboradores, impostos, budget de marketing, entre outros custos gerais de manutenção e crescimento do negócio.

Para simplificar todos esses custos, as empresas os organizam em diferentes categorias. Duas das mais comuns são despesas de capital (CAPEX) e despesas operacionais (OPEX).

Abaixo, vamos explicar o que são CAPEX e OPEX, além de como calcular e analisar esses custos. Confira!

O que é CAPEX?

CAPEX é uma sigla para capital expenditure, termo em inglês que pode ser traduzido como “despesas de capital”. Basicamente, os CAPEX são compras de bens ou serviços significativos que serão usados ​​para melhorar o desempenho de uma empresa no futuro. As despesas de capital são normalmente de ativos fixos, como aquisição de propriedades, instalações, máquinas e equipamentos próprios. 

Uma das características definidoras de CAPEX é a longevidade, ou seja, as aquisições beneficiam a empresa por mais de um ano fiscal. Assim, as despesas de capital representam, em geral, os gastos da organização com ativos físicos. 

Vamos a um exemplo: se uma montadora de carros comprar uma nova máquina de soldagem, o custo desse equipamento é considerado CAPEX. Diferentes empresas e departamentos podem ter tipos distintos de despesas de capital.

Veja a seguir alguns exemplos comuns de CAPEX:

  • Construção de uma nova planta de fábrica;
  • Aquisição de um galpão;
  • Compra de equipamentos e máquinas;
  • Aquisição de frota de veículos e caminhões;
  • Melhorias na construção/espaço do escritório;
  • Registro de patentes.

Essas despesas de capital têm depreciação de longo prazo, o que faz com o que o custo dos ativos seja distribuído ao longo de sua vida útil. Muitas organizações, inclusive, emitem títulos de dívida ou fazem empréstimos e financiamentos para adquirir itens de CAPEX 

Por ser um gasto, as despesas de capital podem ser encontradas como um valor negativo no demonstrativo de fluxo de caixa, em um determinado período contábil, de uma companhia. O CAPEX também pode ser encontrado como um ativo no balanço patrimonial. 

É comum que alguns acionistas de empresas listadas na bolsa de valores verifiquem o CAPEX da organização, de forma a entender melhor as perspectivas de lucro futuro do negócio.

Para que serve o CAPEX?

O CAPEX serve para garantir o bom funcionamento de uma empresa em longo prazo ou para a expansão dos negócios. Isso porque as aquisições classificadas como despesas de capital são os ativos necessários para o bom andamento das operações empresariais, a exemplo de máquinas e equipamentos e espaço físico. 

Calcular o CAPEX ajuda no planejamento financeiro da empresa, já que permite aos gestores visualizar com clareza quanto dinheiro está sendo investido em ativos fixos novos ou existentes.

Com isso, é possível orientar as decisões com base em quanto foi gasto em CAPEX em períodos anteriores, destinando a receita para ativos que tenham vida útil maior e tragam mais retorno financeiro.

Como calcular o CAPEX?

Para calcular o CAPEX de uma empresa, podemos usar a seguinte fórmula:

CAPEX = PP&E* (período atual) – PP&E* (período anterior) + depreciação (período atual)

*PP&E é uma sigla para “Propriedade, planta e equipamento” (Property, plant, and equipment), ou seja, os ativos de longo prazo vitais para as operações comerciais e a saúde financeira das empresas.

Se você tiver acesso à demonstração do fluxo de caixa da empresa ou à demonstração de resultados e balanço patrimonial, não precisará realizar o cálculo de CAPEX manualmente.

De qualquer forma, fazer o cálculo utilizando a fórmula acima ajudará a entender melhor o que ele implica. 

Siga estas etapas para calcular o CAPEX de uma organização:

  • 1. Reúna as demonstrações financeiras da empresa: obtenha os documentos financeiros dos últimos dois anos, pois eles fornecerão os valores necessários para realizar o cálculo.

  • 2. Subtraia os ativos fixos: em seguida, subtraia os ativos fixos listados para o ano anterior (PP&E) dos ativos fixos do ano atual. Isso determinará a variação desses ativos (lembre-se de que as despesas de capital consideram apenas as despesas com ativos tangíveis);

  • 3. Subtraia a depreciação acumulada: o próximo passo é somar a depreciação total do ano vigente. Isso resultará no total de despesas de capital para o período que você está medindo.

O que é OPEX?

OPEX é uma sigla em inglês para despesas operacionais (operating expenses). Basicamente, o OPEX são os custos ordinários e habituais que uma empresa tem para executar suas operações do dia-a-dia.

Os itens incluídos nessas despesas geralmente são utilizados no mesmo ano em que foram adquiridos. Alguns exemplos comuns de OPEX são:

  • Aluguel de espaço da empresa;
  • Salários de colaboradores e pagamentos de prestadores de serviços;
  • Honorários contábeis e jurídicos;
  • Despesas administrativas;
  • Impostos;
  • Viagens de negócios;
  • Assinatura de softwares, hospedagem de sites e registros de domínios da web;
  • Despesas de publicidade e marketing.

O OPEX representa uma medida central da eficiência financeira de uma empresa ao longo do tempo. Afinal, analisar as despesas operacionais é essencial para calcular o fluxo de caixa e obter um panorama financeiro claro de como as operações estão impactando a receita. 

Por isso, o OPEX é uma informação muito importante para os setores financeiros e administrativos das organizações. 

Como calcular o OPEX?

Para calcular o OPEX, basta somar todas as despesas operacionais da empresa durante o período. Uma fórmula padrão pode ser assim:

OPEX = despesas contábeis + materiais de escritório + seguros + taxas de licenciamento + honorários advocatícios + despesas de marketing e publicidade + folha de pagamento e salários + reparos e manutenção de equipamentos + impostos + viagens + utilidades + despesas com veículos…

Qual é a diferença entre CAPEX e OPEX?

OPEX são despesas rotineiras de curto prazo, destinadas a manter uma empresa em funcionamento. Normalmente, refere-se a itens utilizados no período contábil em que foram adquiridos. Já o CAPEX se refere a ativos fixos e duráveis, pagos antecipadamente.

Com isso, os retornos do CAPEX levam mais tempo para se realizar, enquanto os retornos do OPEX são muito mais curtos.

Uma decisão de compra de CAPEX requer mais orçamentos e deve ser aprovada por várias camadas de gestão de uma organização, o que faz com que o processo de compra seja bastante longo. No caso de OPEX, as aquisições são mais rápidas e menos burocráticas, sendo que muitos custos são inclusive recorrentes (como salários e matérias-primas).

Além disso, CAPEX e OPEX são tributados de maneira diferente. Por causa de suas diferentes características e utilidades, cada tipo de despesa é tratado de maneira separada pelo setor financeiro das empresas.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.