Os preços futuros do minério de ferro caíram nesta segunda-feira (29), pressionados pela demanda fraca por aço e pelo aumento dos estoques nos portos chineses.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de 1,57%, indo a 784 iuanes (US$ 110,11) a tonelada.

O minério de ferro de referência de setembro na Bolsa de Cingapura recuou 0,02%, a US$ 105,3 a tonelada.

Os preços futuros do minério de ferro tiveram queda acentuada na semana passada, já que as siderúrgicas diminuíram o ritmo de reabastecimento antes dos feriados do Dia Nacional da China, de 1 a 8 de outubro, disseram analistas do ANZ em nota.

Demanda fraca de aço

A corretora chinesa Hexun Futures informou que a oferta elevada de aço, combinada com a demanda fraca, estava pesando sobre o mercado.

Os estoques totais de minério de ferro nos portos da China subiram 0,29% na semana anterior, para cerca de 132,5 milhões de toneladas, em 26 de setembro, segundo dados da SteelHome.

Os atuais níveis elevados de produção de ferro fundido, combinados com as fortes chegadas aos portos, sugerem que os estoques portuários aumentarão ainda mais, disse a corretora Everbright Futures.

Ainda assim, as operações de alto-forno em usinas siderúrgicas integradas na China permaneceram fortes recentemente, de acordo com a consultoria Mysteel.

A taxa média de utilização da capacidade dos fornos subiu pela terceira semana consecutiva para 90,86% na semana de 19 a 25 de setembro, um aumento de 0,51 ponto percentual em relação à semana anterior, mostraram os dados da Mysteel.