A Amazon enviou uma notificação extrajudicial à Perplexity AI, exigindo que a startup de busca por inteligência artificial pare de permitir que seu agente de navegador, chamado Comet, realize compras online em nome dos usuários.

O gigante do e-commerce acusa a Perplexity de fraude informática, por não revelar quando seu agente de IA faz compras em nome de um usuário — o que violaria os termos de uso da Amazon. O documento também afirma que a ferramenta da Perplexity prejudica a experiência de compra no site e cria riscos de privacidade.

Em resposta, a Perplexity afirmou que a Amazon está intimidando uma concorrente menor com um produto rival de compras assistidas por IA.

O embate entre Amazon e Perplexity dá um vislumbre de um debate que tende a crescer: como lidar com a expansão dos chamados agentes de IA, capazes de executar tarefas mais complexas na internet — como fazer compras, redigir e-mails e realizar pesquisas. Assim como a OpenAI e o Google, da Alphabet, a Perplexity tenta reinventar o navegador tradicional, tornando-o capaz de agir em nome do usuário.

Buy For Me

A Amazon também desenvolve seus próprios agentes de IA, inclusive alguns com capacidade de compra. Em abril, lançou — ainda em testes públicos — o recurso Buy For Me, que permite comprar produtos de marcas parceiras diretamente pelo aplicativo da Amazon. Outro assistente, o Rufus, consegue navegar no site, recomendar produtos e adicioná-los ao carrinho. Mas grande parte das experiências com agentes que interagem com a web vem de startups como a Perplexity, hoje avaliada em US$ 20 bilhões.

“Na verdade, a Amazon é uma empresa que sempre nos inspirou bastante”, disse o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas. “Mas não acho que seja centrado no cliente obrigar as pessoas a usar apenas o assistente deles — que talvez nem seja o melhor assistente de compras.”

Os termos de uso da Amazon proíbem “qualquer uso de mineração de dados, robôs ou ferramentas semelhantes de coleta e extração de dados”. Em novembro de 2024, a Amazon já havia pedido que a Perplexity parasse de usar agentes de IA capazes de comprar produtos no site até que as empresas chegassem a um acordo — pedido que a startup atendeu na época.

Mas, em agosto deste ano, a Perplexity passou a usar o novo agente Comet, que acessava as contas de usuários na Amazon, segundo a notificação. Desta vez, a Perplexity identificou os agentes como usuários do navegador Google Chrome, disse a Amazon. Quando a startup se recusou a interromper o uso dos bots, a Amazon tentou bloqueá-los; em resposta, a Perplexity lançou uma nova versão do Comet para contornar a barreira.

“É bastante simples: aplicativos de terceiros que fazem compras em nome de clientes de outras empresas devem operar de forma transparente e respeitar a decisão do provedor de serviços de participar ou não”, disse Lara Hendrickson, porta-voz da Amazon. Ela observou que outras empresas, como serviços de entrega de comida e agências de viagem online, seguem o mesmo princípio.

“Aplicativos de agentes de terceiros, como o Comet da Perplexity, têm as mesmas obrigações — e já pedimos repetidamente que a empresa removesse a Amazon da experiência do Comet, especialmente considerando a experiência de compra e atendimento ao cliente significativamente degradada que ele oferece”, acrescentou.

O que diz a Perplexity

Em resposta à acusação de que a Perplexity estaria disfarçando seus agentes, Srinivas argumentou que não há necessidade de distinguir entre um usuário e um agente que atua em seu nome. Segundo ele, os agentes deveriam ter “os mesmos direitos e responsabilidades” de uma pessoa real. “Não cabe à Amazon monitorar isso”, disse.

Nos últimos 18 meses, a Perplexity foi acusada por veículos de imprensa de usar conteúdo jornalístico sem autorização em resumos gerados por IA e de comprar dados obtidos ilegalmente do Reddit. A startup afirmou anteriormente que “lutará vigorosamente pelo direito dos usuários de acessar o conhecimento público de forma livre e justa”.

Srinivas disse que o navegador Comet não treina nem coleta informações da Amazon, apenas executa as ações necessárias para fazer compras em nome do usuário. Em um rascunho de post em resposta à notificação, a Perplexity também acusou a Amazon de tentar “eliminar os direitos dos usuários” para vender mais anúncios.

Os agentes de compra podem representar uma ameaça significativa ao negócio de publicidade da Amazon, que fatura alto vendendo posições de destaque nos resultados de busca do site. Se bots fizerem as compras pelos consumidores, o valor desses anúncios pode despencar.

O CEO da Amazon, Andy Jassy, disse em uma teleconferência de resultados na semana passada que a experiência dos agentes de compra por IA “não é boa”, citando falta de personalização, histórico insuficiente de compras e erros em prazos e preços.

“Mas acredito que encontraremos formas de parceria”, afirmou, acrescentando que a Amazon está em “conversas” com desenvolvedores de agentes de terceiros.

A Perplexity é cliente da Amazon Web Services (AWS), a unidade de computação em nuvem da Amazon. Srinivas disse que sua empresa tem “centenas de milhões” em compromissos com o serviço. A AWS chegou a levar o CEO ao palco em seu evento anual de 2023 e costuma destacar a startup como uma das que construíram seus negócios com base na infraestrutura digital da Amazon.

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, também é investidor da Perplexity.