O custo total da iniciativa chega a US$ 4 bilhões, afirmou a porta-voz da Amazon, Alexa Clark, que não quis dizer quantos depósitos estão operando atualmente.
A maior varejista online do mundo passou a última década construindo uma operação logística massiva que inclui centenas de armazéns dentro e ao redor das principais cidades e uma rede de contratados sob medida que contratam motoristas para pilotar vans azuis com a marca Amazon.
A iniciativa de chegar ainda mais perto dos clientes começou em 2020, mas perdeu fôlego durante a pandemia.
UPS perde sua maior cliente
Para áreas rurais, a Amazon historicamente transferiu a maioria das entregas para transportadoras como o Serviço Postal dos EUA ou a United Parcel Service (UPS), a centenária empresa americana de logística e transportes.
A gigante do comércio eletrônico estima que a iniciativa da rede rural pode criar até 100 mil empregos, incluindo funcionários diretos que trabalham nos armazéns da Amazon e motoristas contratados por contratadas.
Esse plano da Amazon já fez a UPS anunciar o corte de 20 mil empregos em 2025. Ela também pretende fechar dezenas de instalações, por causa da queda drástica de remessas encomendadas pela gigante do e-commerce.
A redução na força de trabalho operacional — um grupo que inclui motoristas de entrega e manipuladores de pacotes — faz parte de uma reestruturação da rede em resposta aos volumes esperados “menores de nosso maior cliente”, disse a UPS na terça-feira (29). A empresa com sede em Atlanta fechará 73 prédios arrendados e próprios até o final de junho, e afirmou que pode identificar mais instalações para fechamento.
Em um comunicado por e-mail, a Amazon disse que a UPS solicitou uma redução no volume “devido às suas necessidades operacionais”. A Amazon disse que continuará a “parceria com eles e com muitas outras transportadoras para atender nossos clientes”.
A UPS tem cerca de 490 mil funcionários, ou seja, os cortes planejados devem representar 4% de sua equipe. No ano passado, ela anunciou o corte de 12 mil empregos de gestão.
Investimentos nos EUA
Empresas de todos os setores enfrentaram pressão para anunciar compromissos de gastos nos EUA desde que o presidente Donald Trump retornou ao cargo em janeiro, prometendo reviver a economia e trazer de volta empregos americanos.
Empresas de tecnologia de grande porte, em particular, delinearam planos para gastar centenas de bilhões de dólares nos EUA. Alguns exemplos são Apple e Nvidia, por exemplo. Executivos da Amazon discutiram no início deste ano tentar fazer um anúncio com Trump sobre os próprios gastos da empresa nos EUA, conforme relatou a Bloomberg.
A Bloomberg relatou no início deste mês que a Amazon estava considerando uma expansão de armazéns de 15 bilhões de dólares, incluindo centros de entrega, um movimento que reverteria a desaceleração da construção da empresa pós-pandemia.