O CEO Bob Iger fez da reconstrução do grupo de filmes de volta ao passado um foco principal de seu segundo mandato desde que retornou à empresa em novembro de 2022. Ele adiou alguns filmes para melhorar a qualidade da produção do estúdio e para adiar a produção e marketing despesas. Outros filmes de grande orçamento da Disney previstos para este ano incluem Inside Out 2 da Pixar, Deadpool & Wolverine da Marvel, Moana 2 e Mufasa: O Rei Leão.
O filme testa o apelo da franquia de filmes que a Disney adquiriu como parte da compra de US$ 71,3 bilhões dos ativos de entretenimento da 21st Century Fox em 2019. A abertura do filme é a segunda maior da franquia, superando Guerra pelo Planeta dos Macacos, de 2017, e Ascensão, de 2011. do Planeta dos Macacos. O filme de melhor desempenho da série foi O Amanhecer do Planeta dos Macacos, de 2014, que estreou com US$ 72,6 milhões e arrecadou US$ 710,6 milhões globalmente.
“Pode haver mais oportunidades enquanto se aguarda o sucesso do filme”, disse Iger sobre a franquia Macacos em uma teleconferência com analistas em 7 de maio.
A unidade que inclui o negócio de filmes da Disney perdeu US$ 18 milhões no trimestre mais recente, com queda de 40% nas vendas.
O Planeta dos Macacos original de 1968, com Charlton Heston como astronauta pousando em um mundo governado por primatas, é considerado uma obra-prima da narrativa de ficção científica. Imediatamente gerou quatro sequências de filmes, duas séries de TV e uma abundância de produtos infantis, de bonecos de ação a uma casa na árvore de brinquedo.
Um remake de 2001 estrelado por Mark Wahlberg não foi tão bem. A Fox reiniciou a franquia em 2011 com o que acabou se tornando uma trilogia estrelada por Andy Serkis como César, o líder de um clã de macacos inteligentes. O novo filme, que custou cerca de 160 milhões de dólares, continua a história de uma tribo de chimpanzés amantes da paz, desta vez confrontando uma facção rival de gorilas e um misterioso visitante humano.
O último filme pretende claramente fazer parte de uma série, com um final que sugere que há mais por vir. Obteve uma aprovação média de 80% entre os críticos, de acordo com o RottenTomatoes.com, alguns dos quais citaram sua “grandeza visual”, mas acharam que “não é tão transportador quanto a trilogia anterior”.