As mudanças, que necessitam do aval dos acionistas em assembleia, foram anunciadas nesta terça-feira, junto com a conclusão da aquisição do Grupo BIG pelo Carrefour Brasil.
As trocas no conselho ocorrem à medida que um novo acordo de acionistas foi assinado entre o grupo francês Carrefour, e a Península, empresa de investimentos do empresário Abilio Diniz.
Se as mudanças propostas forem aprovadas, Alexandre Bompard, presidente-executivo do controlador francês, tornará-se o presidente do conselho do Carrefour Brasil. Abilio Diniz, que já ocupa um assento no colegiado, será o vice-presidente.
“Antes o Brasil viajava para a França, ou seja, os executivos do Brasil iam para a França. Hoje, os dirigentes da França vem ao Brasil”, disse Diniz a jornalistas nesta manhã.
Diniz destacou a presença de outros nomes da diretoria global do Carrefour no novo conselho. Alguns deles já tinham uma cadeira no colegiado e serão mantidos, como o diretor de finanças, Matthieu Malige, e Jérôme Nanty, diretor de recursos humanos e ativos.
Elodie Perthuisot, diretora de comércio eletrônico, dados e transformação digital do grupo francês, é uma das novidades.
Seis nomes do alto escalão do Carrefour global estariam no conselho da unidade local, de acordo com a proposta, sem contar o também francês Stéphane Maquaire, presidente do Carrefour Brasil.
“Varejo é local, porque o consumidor é local. Não dá para tentar jogar jogo do varejo de outro país sem ter um grande conhecimento do consumidor do país”, disse Diniz. “Queremos ter um ‘board’ local, mas com a expertise da França”. O novo conselho terá 13 membros, contra 10 atualmente, sendo três independentes.
Na visão de Diniz, o acordo de acionistas “dá muito mais importância ao Brasil”, destacando a composição do conselho com “conhecimento da França ajudando” a operação do país.
Patrice Etlin, da firma de private equity Advent, empresa que passou a ser acionista relevante do Carrefour Brasil com a venda do BIG, também terá uma cadeira. Ele disse que a Advent manterá seu papel “ativo” no conselho, como faz em outras empresas, “de apoio, atuando através de comitês e do conselho”.
Integração do Big
Além de detalhar as mudanças de governança, Maquaire, presidente-executivo do Carrefour Brasil, disse nesta terça-feira que a empresa espera completar a integração total da compra do Grupo BIG em cerca de 18 meses.
A companhia, segundo ele, já está trabalhando para integração dos novos times, enquanto paralelamente opera para conectar as cadeias de suprimentos dos dois grupos.
O executivo afirmou ainda que o Carrefour Brasil já está trabalhando para um plano de conversão de lojas e capturas de sinergias.
“Obviamente não vamos fazer tudo até o final deste ano, estou vendo um período de 18 meses para fazer todo esse trabalho e poder dizer, em uma conferência de imprensa em fevereiro de 2024: integração está já atrás de nós”, afirmou.
O passo seguinte, após a conclusão dessa integração, será uma jornada acelerada ainda mais no digital e no crescimento das atividades, disse ele.
O Carrefour teve no final de maio o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a compra do BIG por cerca de R$ 7,5 bilhões, mas terá que vender 14 pontos por questões concorrenciais.
Questionado sobre o andamento dos desinvestimentos, Maquaire destacou que o processo está sendo preparado junto com a integração das lojas do Grupo BIG, ressaltando que tratam-se de poucos pontos para vender ante os 374 que foram adquiridos.