Georgios Frangulis, fundador e CEO da Oakberry, rede especializada em bowls e smoothies à base de açaí, acaba de se tornar um dos novos donos do Le Mans FC, tradicional clube de futebol francês. A compra do time é liderada pela gestora brasileira OutField, que administra também o Coritiba.

Além de Frangulis, o tenista Novak Djokovic e os ex-pilotos de Fórmula 1 Felipe Massa e Kevin Magnussen também estão entre os novos donos do clube.

De acordo com reportagem de O Globo, Frangulis teria sugerido o negócio a Massa, que é investidor da Oakberry. Em nota, a Outfield e Georgios Frangulis afirmaram que a compra do clube francês se trata de “um movimento estratégico internacional para ambos, com objetivo de reposicionar o clube de forma mais competitiva e sustentável no futebol francês e europeu, além de transformá-lo em uma ‘powerbrand’ esportiva global, construindo uma ampla plataforma a partir das conexões da cidade e do clube com o automobilismo”.

Na última segunda-feira (4), o empresário publicou uma prévia de uma vídeo sobre o negócio que será postado na íntegra “em breve”. A bielorrusa Aryna Sabalenka, namorada do CEO e atual tenista número 1 do mundo, comentou a postagem: “Meu amor is on fire”.

Mas, afinal, quem é Georgios Frangulis, o empresário brasileiro que fundou a Oakberry e ganhou os holofotes das publicações de celebridades no ano passado após assumir namoro com Sabalenka?

Quem é Georgios Frangulis?

Com raízes familiares em Tessalônica, uma cidade portuária grega no mar Egeu, Georgios Frangulis é conhecido como Grego. O empresário nasceu em São Paulo, em 1988, e chegou a se formar em Direito pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Mas nunca quis seguir carreira na advocacia.

Inspirado por conceitos de fast food saudável, percebeu que havia no mercado demanda por conveniência com propósito nutricional. Foi assim que, em dezembro de 2016, nasceu a primeira unidade da Oakberry, em um pequeno ponto na capital paulista.

Os meses anteriores à abertura da primeira loja da marca, entretanto, não foram fáceis. Em agosto de 2016, Georgios Frangulis descobriu que estava com câncer na tireoide. “Eu me casei no dia 1º de outubro; a última grana que eu tinha usei para pagar o bar do casamento. Operei no dia 16 de outubro, tirei a glândula, no fim deu tudo certo. Então, era hora de economizar tudo o que fosse possível”, disse o empresário à revista Forbes.

Na ocasião, ele tentou cancelar um seguro de vida pelo qual pagava menos de R$ 100 por mês. “Falei que tinha acabado de operar um câncer e não ia precisar naquele momento. A atendente não me deixou cancelar e falou que o seguro cobria doenças graves, como câncer, e que tinha direito a 75% do prêmio do seguro. Não era muita coisa, mas, em 15 dias, me pagaram R$ 100 mil. Foi tipo um raio divino na minha cabeça, quando eu mais precisava e menos esperava. No dia 6 de dezembro, eu e o meu sócio, Renato Haidar, abrimos a primeira lojinha no Shopping Cidade de São Paulo”, contou Frangulis, também à Forbes.

O que começou como um quiosque logo se transformou em um modelo replicável. Apostando em franquias desde o início, a Oakberry cresceu com velocidade. Em 2020, mesmo com os impactos da pandemia, a marca acelerou sua expansão internacional. Atualmente, são mais de 900 unidades espalhadas por cinco continentes.

Aryna Sabalenka ao lado de Georgios Frangulis após vencer o WTA 1000 de Wuhan, na China, em outubro do ano passado
Aryna Sabalenka ao lado de Georgios Frangulis após vencer o WTA 1000 de Wuhan, na China, em outubro do ano passado (Foto: Wang He/Getty Images)

Automobilismo

Fora do mundo dos negócios, Georgios Frangulis é conhecido por sua paixão pelo automobilismo. Inclusive, já disputou corridas na Porsche GT3 Cup, categoria que utiliza um modelo de corrida desenvolvido pela Porsche. O hobby, segundo ele, o ajuda a manter o foco e a disciplina que também aplica à gestão da Oakberry.

O namoro com Aryna Sabalenka

Em 2024, seu nome apareceu com destaque nos sites de celebridades depois que passou a ser apontado como namorado da tenista Aryna Sabalenka, atual número 1 do ranking mundial. Frangulis, então, passou a atrair atenção do público internacional. Isso ajudou a reforçar a imagem da Oakberry como uma marca global, conectada ao universo esportivo e de bem-estar.

Sobre Franguils, Sabalenka, que é embaixadora global da empresa, afirmou à People: “Houve um período muito difícil em que fiquei muito feliz por tê-lo ao meu lado, sempre me animando, sempre se certificando de que estávamos fazendo coisas divertidas”.

Açaí com ambição de gigante

A estratégia da Oakberry é se consolidar como um player global de alimentação rápida e saudável, com controle cada vez maior sobre sua cadeia de produção e distribuição. Para isso, a empresa deu passos importantes nos últimos anos.

Em dezembro de 2023, a Oakberry captou R$ 325 milhões em uma rodada liderada por fundos do BTG Pactual, com foco na expansão internacional. Antes do investimento dos fundos do BTG, a empresa comandada por Georgios Frangulis já havia captado 84 milhões de reais da Kilima em 2021. 

Em maio de 2024, um novo aporte de R$ 100 milhões, desta vez da gestora Moriah Asset, reforçou a ofensiva da marca fora do Brasil. A estratégia incluía a recompra de master franquias em mercados estratégicos como Austrália, Espanha e Portugal, com o objetivo de centralizar a operação sem perder a agilidade das franquias.

Lojas pelo mundo

Nos Estados Unidos, principal mercado da marca fora do Brasil, a Oakberry conta com pouco mais de 50 lojas no país, com maior presença nos estados da Califórnia, de Nova York e da Flórida. Recentemente, unidades foram abertas no Havaí e no Wisconsin. A previsão é fechar o ano com aproximadamente 70 lojas no país, de acordo com a assessoria de imprensa da marca.

Questionada se as tarifas de 50% impostas pelo presidente Donald Trump sobre o açaí e outros produtos poderiam impactar na expansão da rede nos EUA, a empresa afirmou que não iria se manifestar.

No mundo inteiro, a Oakberry possui mais de 900 lojas em cerca de 50 países, entre eles, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, França, Austrália, México, Espanha, Portugal, Reino Unido e Coreia do Sul. No Brasil, a Oakberry possui mais de 350 lojas.