As entregas estão programadas para começar no primeiro semestre de 2027, e a Avelo será a primeira aérea dos Estados Unidos a operar o E195-E2, o maior e mais avançado modelo da família de jatos comerciais da fabricante brasileira e tem capacidade para transportar entre 120 a 146 passageiros.
O anúncio foi feito em Washington, capital americana, em um contexto simbólico para a Embraer: após o governo dos Estados Unidos isentar aeronaves brasileiras da tarifa de 50% sobre importações. Os aviões da fabricante ainda estão sujeitos a um imposto de 10%, aplicado em abril pela administração Trump, mas escaparam da sobretaxa mais pesada aplicada a diversos produtos do Brasil.
O pedido faz parte da estratégia da Avelo de modernizar sua frota, hoje composta por Boeing 737NGs, reduzindo custos e ampliando a malha aérea. A aeronave da Embraer conta com o E2TS, sistema de decolagem que melhora o desempenho em pistas curtas e dá acesso a aeroportos mais restritos, além de oferecer maior alcance de voo.
Segundo a fabricante, essas características devem permitir à Avelo expandir sua rede de destinos e aumentar a eficiência operacional. O modelo também é destacado pelo baixo consumo de combustível e pelo menor nível de ruído.
Relação íntima com os EUA
Embraer é um player de destaque nos Estados Unidos. São quase 1.000 aeronaves operando no país, a maior parte delas E-175, jato da primeira geração e com capacidade de transportar entre 70 e 88 passageiros. Com ele, a Embraer detém 88% de market share entre os jatos comerciais de pequeno porte.
Agora, o contrato com a Avelo se soma a uma carteira já robusta da Embraer. A companhia encerrou o 2º trimestre de 2025 com uma carteira de pedidos recorde de US$ 29,7 bilhões, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. É o maior patamar já registrado em sua história, impulsionado principalmente pelos segmentos de aviação executiva e comercial, com alta de 62% e 16%, respectivamente.