As ações da varejista mexicana Femsa caíram 6,7%, a maior queda desde fevereiro de 2024, em meio à desaceleração econômica no México, que afetou as vendas locais no segundo trimestre.

A receita no segundo trimestre foi de 211,36 bilhões de pesos (cerca de US$ 11,3 bilhões), atingindo as estimativas dos analistas. Seu lucro bruto foi de 85,92 bilhões de pesos (US$ 4,5 bilhões), abaixo das expectativas dos analistas. Os resultados no México foram parcialmente compensados pelo crescimento mais forte na Europa.

A empresa continuou a ser afetada pela desaceleração geral dos gastos do consumidor no México, em meio à incerteza das políticas tarifárias de Donald Trump. A receita das operações nessa área diminuiu 2,8% em relação ao trimestre anterior.

“Na Proximity Americas México, o tráfego médio nas lojas ficou novamente abaixo das nossas expectativas, enquanto a maioria das tendências fora do México foi positiva”, afirmou o CEO da Femsa, José Antonio Fernandez Carbajal, em um comunicado nesta segunda-feira (28).

“No México, categorias de conveniência, como refrigerantes, cerveja e tabaco, apresentaram desempenho inferior ao de outras categorias em todos os canais durante o trimestre.”

A divisão Proximity Europe da Femsa registrou um aumento de 31% na receita no segundo trimestre, com a recuperação econômica da região contribuindo para o aumento dos gastos em lojas de conveniência.

Femsa e Oxxo

A empresa sediada em Monterrey, Nuevo León, buscou se concentrar em seus principais mercados de varejo, bebidas e vendas on line na América Latina e na Europa. Como parte dessa estratégia, a empresa abriu mais unidades de suas lojas de conveniência Oxxo e Valora no México e na Europa, respectivamente. Nos últimos anos, também se desfez de vários negócios não essenciais, incluindo a venda de alguns ativos de logística no ano passado, por US$ 214 milhões, para o Grupo Traxion no México, Brasil e Colômbia.

No segundo trimestre, a Femsa interrompeu sua estratégia de expansão da Oxxo no Chile e Peru, bem como de sua divisão de saúde no México, resultando em uma redução nos investimentos de quase 14% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Femsa iniciou um plano de recompra de ações com o objetivo de aumentar o retorno para os acionistas. Sua unidade, a Coca-Cola Femsa, a maior engarrafadora independente franqueada de produtos Coca-Cola do mundo, foi afetada pelo mau tempo no trimestre, o que afetou os volumes.