A Affinity investiu US$ 200 milhões na Zamp junto com o Mubadala Capital, unidade do fundo soberano de Abu Dhabi, segundo pessoas com conhecimento do assunto. Parte do capital será usado para expandir o portfólio da empresa além das atuais franquias das redes Burger King e Popeyes, disse a pessoa, que pediu para não ser identificada porque a informação não é pública. A Zamp também está em negociações para adquirir direitos de representação da Starbucks no país.
A Zamp realizará uma assembleia de acionistas em 26 de abril e um executivo da Affinity, Asad Naqvi, está entre os nomes propostos para o conselho. Naqvi trabalhou anteriormente na Apis Partners, Wolfensohn Fund Management e Lazard, segundo seu perfil no LinkedIn.
A Zamp é o primeiro investimento conhecido na América Latina da Affinity Partners, empresa com sede em Miami fundada em 2021 por Kushner, ex-conselheiro sênior da Casa Branca durante o governo de seu sogro, Donald Trump. Kushner, de 43 anos, tem usado suas conexões globais para levantar financiamento, principalmente de investidores do Oriente Médio, incluindo o fundo soberano da Arábia Saudita.
Um porta-voz da Affinity, que tem cerca de US$ 3 bilhões em ativos sob gestão, confirmou a parceria, mas não quis comentar sobre o valor investido. O New York Times noticiou o investimento da Affinity anteriormente, mas não especificou o tamanho do aporte.
Longa Batalha
A Emerging Variant Capital Management também fez um aporte junto com a Affinity e o Mubadala, segundo outra pessoa familiarizada com o assunto, e pretende indicar seu diretor de investimentos, Santiago Jariton, para outro assento no conselho. Um representante da Emerging Variant não quis comentar.
O Mubadala manteve conversas no ano passado com empresas de investimento interessadas no setor de fast food, o que levou à decisão de assumir o controle da Zamp, disse a fonte. A Zamp possui mais de 1.000 restaurantes no Brasil.
O fundo de Abu Dhabi travou uma longa batalha para comprar participações de acionistas minoritários. As ações da Zamp caíram 37% este ano em São Paulo, e o valor de mercado está em R$ 989 milhões.
A Mubadala detém 58% da Zamp, enquanto a Restaurant Brands, controlada pela 3G Capital, possui cerca de 9%.
Executivos do Mubadala e da Restaurant Brands também fazem parte do conselho.
Por Rachel Gamarski, Daniel Cancel e Peter Millard