O processo, aberto nesta segunda-feira (8) em um tribunal federal na Virgínia (EUA), é o segundo de uma plataforma de anúncios a mirar no Google.
Em abril, um juiz federal dos EUA decidiu que o Google havia monopolizado dois mercados tecnológicos importantes: plataformas de anúncios e ferramentas usadas por sites para vender espaço publicitário.
Um novo julgamento deve acontecer neste mês, para decidir se o Google vai vender partes das áreas de publicidade para remediar a conduta ilegal. Na sexta-feira (5), o Departamento de Justiça afirmou que a empresa deveria ser obrigada a vender imediatamente sua plataforma de publicidade, a AdX, e a fazer com que sua tecnologia interaja com as dos concorrentes.
Na época, a direção do Google havia informado que a venda não é necessária e, em vez disso, faria com que a plataforma de publicidade funcionasse com a tecnologia dos concorrentes.
O Google, porém, não comentou de imediato sobre o novo processo.
Monopólio do Google
O CEO da PubMatic, Rajeev Goel, afirmou que a decisão anterior de que o Google manteve monopólios ilegais em tecnologia de publicidade era “significativa, mas incompleta”.
“Durante muitos anos, parecia que, por mais que inovássemos, havia alguma barreira”, disse Goel em uma entrevista. “Essa barreira não eram os limites da tecnologia. Era o monopólio do Google. Cada vez que nos adaptávamos ou inovávamos, o Google encontrava novas maneiras de aproveitar as vantagens.”
O PubMatic ajuda sites, incluindo o X de Elon Musk, a vender espaço publicitário. O Google considerou comprar a empresa em 2011, de acordo com documentos e depoimentos do julgamento antitruste do ano passado. Mas comprou a fornecedora de tecnologia de publicidade AdMeld.