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Negócios

Guerra, dinheiro, petróleo e a formação da gigante venda de ações da Aramco

Cinco anos após o IPO, petroleira da Arábia Saudita vende US$ 11,2 bilhões em ações a investidores estrangeiros

Quando o chefe da maior empresa petrolífera do mundo viajou ao redor do mundo no início de junho para atrair o interesse dos investidores para uma das maiores vendas de ações dos últimos anos, ele pôde respirar aliviado.

Cinco anos depois de a listagem de US$ 29,4 bilhões da Aramco ter sido prejudicada por acessos de raiva e reviravoltas que a deixaram quase inteiramente dependente de investidores locais, Amin Nasser e um círculo de banqueiros importantes de Wall Street finalmente entregaram o acordo internacional que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman sempre quis.

Uma grande parte da venda de ações deste mês, no valor de US$ 11,2 bilhões, foi atribuída a investidores estrangeiros, o que levou uma pessoa envolvida no processo a descrevê-lo como o “negócio que o IPO deveria ser”. O seu sucesso poderá criar um modelo para futuras vendas da Aramco, que agora parecem prováveis, à medida que o Príncipe Herdeiro – que é conhecido como MBS – procura dinheiro para ajudar a financiar o seu projecto multimilionário de transformação económica Visão 2030.

“Estamos vendo uma tentativa de ‘todas as opções acima’ para levantar capital de investimento para os giga projetos Visão 2030”, disse Jim Krane, pesquisador do Instituto Baker de Políticas Públicas da Rice University, em Houston. “Uma vez que os esperados fluxos de IDE não se materializaram totalmente, o governo saudita recorreu à sua solução de apoio testada e comprovada: a Aramco.”

Esse relato da venda de ações, divulgado pela Bloomberg News pela primeira vez em janeiro, baseia-se em entrevistas com dezenas de pessoas diretamente envolvidas na oferta, que pediram para não serem identificadas discutindo reuniões e conversas privadas. Representantes da Aramco e do governo saudita não responderam aos pedidos de comentários.

Dois anos depois

Em 2019, a oferta pública inicial da Aramco foi marcada por confrontos acirrados entre bancos de investimento e os responsáveis ​​sauditas. Eles estavam irritados com o fato de o IPO ter alcançado um valuation de US$ 1,7 trilhão, abaixo dos US$ 2 trilhões que eles esperavam.

A venda de ações deste ano foi muito mais tranquila. Na verdade, a oferta está em elaboração há anos e os banqueiros conseguiram trabalhar de forma mais coesa. Com isso, o acordo avançou nos últimos meses, mesmo quando a guerra assolava o Médio Oriente, fazendo com que o preço do petróleo oscilasse.

 “O aumento do interesse dos investidores estrangeiros é uma prova do sucesso da Arábia Saudita até agora em manter a guerra em Gaza e as suas repercussões regionais à distância”, disse Torbjorn Soltvedt, diretor associado de risco político da consultoria Verisk Maplecroft.

Pouco depois da conclusão do processo de IPO, Nasser preparou equipas internas para uma venda secundária, sabendo que o país provavelmente iria querer vender ainda mais a sua participação na Aramco. Ele queria que a companhia estivesse pronta para vender mais ações sempre que o governo solicitasse.

Há cerca de dois anos, os conselheiros mais próximos de MBS – incluindo o presidente da Aramco, Yasir Al Rumayyan – começaram a realizar reuniões secretas com banqueiros, investidores e consultores para avaliar quando poderiam vender mais ações da gigante petrolífera, que há muito é considerada uma das jóias coroas do país.

O Ministério das Finanças estava calculando quanto custaria para concretizar a visão de MBS. Ao ponderar as perspectivas para os preços do petróleo, as estimativas para as receitas do governo e quanto poderia pedir emprestado, sem alterar seu nível de endividamento, previu uma lacuna de financiamento no futuro.

O investimento direto estrangeiro estava aumentando, mas ainda não estava nem perto do que a Arábia Saudita realmente desejava. A venda de outra participação na Aramco foi uma boa forma de ajudar o governo a arrecadar mais dinheiro.

“A resolução é pequena o suficiente para que os adversários nacionais não fiquem muito chateados e tragam compradores estrangeiros para testar as águas do reino”, disse Krane, da Universidade Rice. “Se as ações da Aramco apresentarem o desempenho esperado, quem sabe, talvez alguns desses compradores se tornem futuros investidores estrangeiros?”

A invasão da Ucrânia pela Rússia também fez com que os preços do petróleo subissem para o nível mais alto dos últimos anos. Isso deixou a Aramco com bilhões de dólares poderiam ser usados para aumentar o pagamento de dividendos. Como maior acionista, isso ajudaria o Estado saudita. Aumentar os dividendos também resolveria uma das principais queixas dos investidores estrangeiros.

Os bancos acabaram por apresentar ao comitê governamental uma variedade de opções – incluindo fazer com que o fundo soberano, que Al Rumayyan também dirige, vendesse parte de sua participação na Aramco. Outra proposta foi a venda direta para outros investidores. No final, um comité que incluía Al Rumayyan, o Ministro das Finanças, Mohammed Al Jadaan, e o Ministro da Economia e do Planeamento, Faisal Al Ibrahim, decidiu que o governo reduziria a sua participação.

No final do ano passado, o comitê deu luz verde ao acordo. Agora, era só uma questão de tempo.

Traga de volta aos banqueiros

Um dos primeiros passos foi trazer de volta o lendário Michael Klein, bem como os banqueiros da Moelis & Co. Ambas as empresas buscam manter as suas relações com o governo saudita depois de trabalharem no IPO da Aramco. (O fracasso desse acordo em atingir a avaliação de US$ 2 bilhões queimou as relações da Arábia Saudita com várias outras instituições de Wall Street.)

Mais tarde, trouxeram uma série de bancos, incluindo Citigroup Inc., Goldman Sachs Group Inc. e HSBC Holdings Plc. Essas empresas acabaram se juntando ao Bank of America Corp., JPMorgan Chase & Co. e Morgan Stanley.

Diferentemente do momento do IPO, agora as ações da Aramco já estavam sendo negociadas, o que significa que havia visibilidade diária sobre como os investidores avaliavam a empresa. Como resultado, as tensões foram significativamente mais baixas. Sem o pano de fundo de tentar controlar as expectativas dos proprietários voláteis e dos investidores cautelosos, os banqueiros trabalharam melhor em conjunto.

Ainda assim, foi difícil encontrar o momento certo para o acordo: um potencial lançamento em fevereiro foi planeado e depois abandonado devido a preocupações com tensões políticas no Médio Oriente. Uma venda em abril foi considerada. Mas a ideia foi abandonada depois que os ataques aéreos iranianos contra Israel aumentaram mais uma vez as tensões.

Os mercados pareciam estar a afastar cada instância de tensão geopolítica. Em vez de aumentar devido à ameaça de um conflito crescente na região, o preço do petróleo raramente ultrapassava os US$ 90 o barril. Os investidores pareciam estar mais preocupados com a fraca procura do que com as perturbações na oferta.

O governo pediu à Aramco para concluir o negócio antes da segunda quinzena de junho. Nessa altura, o receio era que os investidores já tivessem feito a maior parte das suas alocações para o ano e que o espectro das eleições presidenciais nos EUA causasse turbulência nos mercados.

No final da noite de 30 de maio, enquanto os banqueiros de Riade relaxavam no meio do calor cada vez mais sufocante do deserto, os telefones começaram a tocar. A Aramco havia lançado formalmente a venda de ações há apenas algumas horas. A empresa já tinha um grande grupo de bancos, mas agora estava ampliando ainda mais a rede.

Essas ligações vieram com uma mensagem: você foi contratado como coordenador da oferta. A Aramco já havia garantido demanda suficiente para cobrir o negócio, mas a gigante petrolífera não queria deixar pedra sobre pedra. Esses banqueiros foram instruídos a se preparar para participar de uma chamada inicial em poucos minutos.

Com isso, foram adicionadas empresas como BOC International, BNP Paribas SA, China International Capital Corp. e EFG Hermes. O SNB Capital foi nomeado gestor principal e vários outros bancos locais também chegaram à lista final.

Pergunta de US$ 124 bilhões

Nasser e os bancos que trabalhavam na venda logo pegaram a estrada, conversando com mais de 100 investidores antes do lançamento oficial do negócio, em 2 de junho. maiores gestores de fundos nos EUA, Europa e Ásia.

O preço do negócio acabou ficando na metade inferior da faixa proposta e cerca de 15% abaixo do preço do IPO da Aramco, sem levar em conta as ações bônus que a empresa emitiu ao longo dos anos. A capitalização de mercado da Aramco permanece um pouco longe dos US$ 2 trilhões que a MBS almeja.

Muitos fundos estrangeiros que compraram nesta altura eram investidores passivos que procuravam aumentar as suas participações com desconto; também ainda existe alguma preocupação entre alguns investidores ativos que pensam que a empresa continua sobrevalorizada e o rendimento pouco atrativo.

No final, porém, os US$ 11,2 bilhões que a mega oferta de ações arrecadou para Riade tornaram-no no maior negócio do mundo desse tipo em cerca de três anos e deram a MBS muito poder de fogo para os seus planos de transformar a economia saudita.

Um dos principais argumentos da venda foi o dividendo de US$ 124 bilhões da Aramco – o maior do mundo. A empresa aumentou seu pagamento de forma constante desde a listagem e as ações agora oferecem um rendimento de cerca de 6,6%.

Combinado com a oportunidade de comprar com um desconto de cerca de 6%, muitos investidores que ficaram de fora do IPO decidiram entrar desta vez. Cerca de 125 novos investidores compraram ações na oferta deste mês.

Ao todo, o negócio atraiu cerca de US$ 65 bilhões em demanda e quase 60% das ações foram para investidores estrangeiros. Isso está muito longe dos 23% atribuídos a investidores estrangeiros no IPO de 2019. E garantiu a MBS a venda internacional que ele sempre desejou.

A demanda estrangeira é o aspecto mais interessante da venda de ações, disse David Rundell, um antigo diplomata dos EUA com décadas de experiência no Médio Oriente.

“Esse é um voto de confiança para MBS”, disse ele.

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