
A JBS, maior produtora de carnes do mundo, anunciou neste sábado (29) um plano de investimento de US$ 100 milhões para a construção de duas fábricas no Vietnã, marcando sua entrada no mercado asiático com unidades de processamento de alimentos.
As plantas, que serão dedicadas ao processamento de carnes bovina, suína e de aves, vão utilizar matérias-primas importadas do Brasil para abastecer não apenas o mercado vietnamita, mas também outros países do Sudeste Asiático.
O acordo foi formalizado por meio de um Memorando de Entendimento com o governo vietnamita, apenas um dia após a visita oficial do presidente Lula ao país.
A presença do presidente brasileiro foi fundamental para a concretização do acordo, já que durante sua visita oficial foi firmado também um protocolo que permite a exportação da carne bovina brasileira ao Vietnã.
“Eu posso dizer, porque presenciei a JBS e o governo do Vietnã assinando o acordo”, afirmou Lula em entrevista coletiva em Hanói. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o Brasil poderá exportar até 300 mil toneladas de carne bovina ao país asiático.
O plano de investimento prevê duas fases. A primeira acontecerá no norte do país, no Parque Industrial Nam Đình Vũ, onde será construído um centro logístico com capacidade para armazenagem, pré-processamento, corte e embalagem. A segunda fase, prevista para iniciar dois anos após a primeira operação, incluirá a construção de uma unidade no sul do Vietnã.
O investimento faz parte da estratégia de diversificação geográfica da JBS, que busca reduzir a dependência de certos mercados e ampliar sua presença global. A expectativa é que as novas operações gerem cerca de 500 empregos diretos na região.