A diretoria da Kraft Heinz informou nesta terça-feira (2) que se dividirá em duas empresas de capital aberto, uma com foco no negócio de molhos e a outra em produtos de mercearia, já que a fabricante de produtos embalados dos EUA pretende reavivar o crescimento após anos de vendas fracas.

A informação há havia sido antecipada pelo Wall Street Journal e publicada no InvestNews.

A cisão acontece uma década depois da fusão que uniu as marcas em 2015 — operação conduzida por Warren Buffett e pelo fundo brasileiro 3G Capital.

A primeira empresa, denominada “Global Taste Elevation“, abrigará marcas como Heinz, Philadelphia e Kraft Mac & Cheese.

Já a outra companhia, que será chamada de “North American Grocery“, vai ter as marcas Oscar Mayer, Kraft Singles e Lunchables.

A unidade de molhos teve receita de US$ 15,4 bilhões em 2024, enquanto o negócio de mercearia gerou cerca de US$ 10,4 bilhões em vendas.

Valor de mercado da Kraft Heinz

A expectativa, segundo o Wall Street Journal, é de que o valor combinado das duas empresas supere a atual avaliação de mercado da Kraft Heinz, em torno de US$ 33 bilhões.

“As marcas são icônicas e adoradas, mas a complexidade de nossa estrutura atual torna difícil alocar capital de forma eficaz, priorizar iniciativas e aumentar a escala em nossas áreas mais promissoras”, disse Miguel Patricio, presidente executivo do conselho da Kraft Heinz.

A empresa espera que a separação seja concluída no segundo semestre de 2026.

Na mira acionistas

A liderança da Kraft Heinz informou em maio que estava procurando oportunidades de fusões e aquisições para aumentar o valor para os acionistas. A empresa vem enfrentando dificuldades, assim como outras empresas de alimentos embalados, à medida que os consumidores procuram condimentos e lanches mais saudáveis e mais acessíveis.

As ações da empresa subiram cerca de 1% nas negociações do pré-mercado. Porém, as ações da companhia perderam cerca de 21% de seu valor nos últimos doze meses.