Segundo a empresa, apenas vendedores autorizados pelos fabricantes poderão ter seus anúncios republicados, com base em listas fornecidas pelas próprias marcas. A medida, segundo o Mercado Livre, será revista após uma nova avaliação e visa reforçar a segurança de consumidores. Até agora, nenhum caso de intoxicação foi identificado na plataforma.
A medida ocorre em meio a um cenário de crescimento do comércio ilegal e falsificação de bebidas no país — um problema que vem se agravando com o avanço das vendas online.
A Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) estima que uma em cada cinco garrafas de vodca ou uísque vendidas no Brasil seja falsificada. Já um estudo da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) aponta que o comércio ilegal controla 36% do mercado de destilados, seja por sonegação, contrabando ou falsificação. Em cerca de um terço dos casos, as compras de bebidas adulteradas são feitas diretamente por consumidores desavisados em plataformas de e-commerce.
A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que representa a indústria nacional, reforça que vem atuando para reduzir o problema. Em 2024, a entidade acompanhou mais de 160 operações de combate ao mercado ilegal e promoveu 87 treinamentos de capacitação para mais de 4,5 mil autoridades, órgãos de proteção ao consumidor e vigilância sanitária.
O combate a produtos irregulares é parte de uma estratégia contínua de segurança e compliance, segundo o Mercado Livre. A companhia mantém programas como o Brand Protection Program (BPP) — que permite aos titulares de direitos denunciar publicações irregulares — e a Aliança Anti-Pirataria (MACA), voltada a investigações em parceria com autoridades e marcas globais.
De acordo com o Relatório de Transparência do 1º semestre de 2025, 99% das publicações irregulares foram detectadas de forma proativa pelos sistemas internos da empresa, em um universo de mais de 647 milhões de anúncios analisados. No combate à pirataria, 89% dos conteúdos removidos por violação de propriedade intelectual foram identificados e eliminados automaticamente.