A fabricante dos SUVs Jeep e dos carros Fiat anunciou nesta segunda-feira (21) um surpreendente prejuízo líquido de € 2,3 bilhões (US$ 2,7 bilhões) no primeiro semestre — analistas esperavam um pequeno lucro — enquanto a empresa contabiliza os custos das guerras comerciais e descarta investimentos em veículos elétricos e a hidrogênio para compensar a redução da demanda. Trump reduziu o apoio dos EUA aos veículos elétricos desde que retornou à Casa Branca.
O italiano de 52 anos estaria tentando concentrar todas as más notícias nos resultados do primeiro semestre, para estabelecer uma base de lucro baixa sobre a qual possa construir. Esta é a análise de Michael Dean, analista da Bloomberg Intelligence, em nota.
O novo CEO, no cargo há cerca de um mês, está respondendo às grandes mudanças no mercado automobilístico, bem como aos erros anteriores da empresa.
As medidas de Trump estão elevando os custos e perturbando as cadeias de suprimentos globais, enquanto as fabricantes chinesas, lideradas pela BYD, estão invadindo o estagnado mercado automotivo europeu. Os problemas da Stellantis são mais graves na América do Norte, antigo centro de lucro, onde suas remessas caíram 25% no segundo trimestre, depois que o antecessor de Filosa, Carlos Tavares, irritou concessionárias e sindicatos com uma série de cortes de custos dolorosos.
A Stellantis registrou cerca de € 3,3 bilhões em encargos líquidos antes dos impostos incorridos no primeiro semestre — incluindo € 700 milhões vinculados à sua decisão de se retirar de uma joint venture de veículos a hidrogênio com a Michelin e a Forvia.
A fabricante está transferindo investimentos de veículos elétricos para híbridos e também sofreu perdas em certas plataformas da Maserati durante o primeiro semestre. Encargos adicionais foram vinculados à ampliação do recall de airbags da Takata na Europa e à reestruturação de seu quadro de funcionários na região.
A empresa também citou um impacto de aproximadamente € 300 milhões em tarifas americanas, devido à perda de produção e à resposta a impostos mais altos. O impacto dos impostos provavelmente será “significativamente” maior no segundo semestre, disse o diretor financeiro Doug Ostermann em uma teleconferência com analistas.
As ações da Stellantis chegaram a cair 3,8% em Milão antes de compensar as perdas e serem negociadas em alta de 0,4% às 16h04, horário local. As ações acumulam queda de cerca de 37% neste ano.
Os erros da Stellantis
A empresa vem ficando para trás nos EUA devido ao envelhecimento da linha, atrasos na entrega em modelos e erros de preço. A Filosa agora está sob pressão para reformular a oferta de produtos no país, à medida que os motoristas locais migram para os híbridos. O governo Trump tomou uma série de medidas que prejudicarão a demanda por carros movidos a bateria, como a eliminação de multas impostas aos fabricantes por descumprimento dos padrões de economia de combustível e a eliminação gradual de créditos fiscais federais de até US$ 7.500 para a compra de veículos elétricos.
Mas reverter a situação pode levar algum tempo, já que os rigorosos cortes de custos de Tavares — como a troca de peças de metal por peças de plástico em veículos robustos — afastaram clientes de longa data e prejudicaram as marcas da Stellantis, que também incluem Ram, Dodge e Chrysler.
Filosa, que mora nos EUA e anteriormente comandou a Jeep, também enfrenta o excesso de capacidade de produção na Europa, onde as entregas continuam lentas e algumas de suas marcas, notadamente a fabricante de carros de luxo Maserati, estão queimando dinheiro. As remessas globais de veículos da empresa caíram 6% no segundo trimestre, em meio a quedas na América do Norte e na Europa.
Ainda assim, o lançamento de novos produtos importantes na Europa — como o Fiat Grande Panda e o Citroën C3 Aircross — correu bem e o ano atual deve ser de “melhoria gradual e sustentável“, disse Filosa em mensagem interna aos funcionários obtida pela Bloomberg na segunda-feira (21).
Números preliminares
A empresa reapresentará sua projeção financeira para o ano quando divulgar resultados mais detalhados do primeiro semestre em 29 de julho, disse Ostermann.
A Stellantis afirmou ter divulgado os números preliminares do primeiro semestre para lidar com as diferenças entre as previsões dos analistas e seu desempenho no período. A empresa havia retirado sua projeção em abril, citando a incerteza tarifária dos EUA.
Qualquer mudança de estratégia foi prejudicada pela busca de um CEO pela Stellantis, que durou meses após a saída de Tavares em dezembro. O presidente do conselho, John Elkann, acabou optando por Filosa, nascido em Nápoles, um experiente membro da empresa que ingressou na Fiat em 1999 e posteriormente ascendeu na hierarquia como protegido do falecido chefe da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne.