A empresa liderada por Elon Musk informou nesta quinta-feira (2) que vendeu 1,79 milhão de veículos no ano passado, o que foi um pouco menos das entregas de 2023 — e também abaixo da estimativa consensual dos analistas.
As ações da Tesla despencaram após os resultados, caindo 4,5% para $385,72 às 9:32 da manhã em Nova York. A ação subiu 63% em 2024.
A BYD, por sua vez, anunciou na quarta (1º) que bateu recordes em dezembro e fechou o ano com 1,76 milhão de veículos elétricos puros vendidos, reduzindo a distância para a rival americana, que ainda manteve o topo do ranking.
Desafios para as fabricantes
Os resultados refletem os desafios reais para os fabricantes de veículos elétricos, mesmo que a euforia em torno dos carros autônomos e a proximidade de Musk com o presidente eleito Donald Trump tenham feito as ações da Tesla subirem nas últimas meses. A demanda morna dos consumidores está pesando nas vendas de carros elétricos, um problema que pode ser agravado pela pressão de Trump para restringir os incentivos para esses modelos.
Para o trimestre encerrado em 31 de dezembro, A Tesla entregou 495.570 veículos, abaixo dos 512.277 projetados pelos analistas. A empresa precisava vender quase 515.000 veículos no trimestre para atingir sua meta de “crescimento leve” no ano completo.
A categoria de vendas combinadas dos veículos Model 3 e Model Y da montadora totalizou 471.930 entregas no quarto trimestre. A Tesla também disse que a categoria “outros modelos”, que inclui veículos como o Model X, S e Cybertruck, viu 23.640 entregas. A empresa afirmou que os Estados Unidos e a China são seus dois maiores mercados globalmente.
A Tesla enfrentou uma série de contratempos no início de 2024, incluindo um ataque de incêndio criminoso em sua fábrica em Berlim, desvios de embarque e uma desaceleração na indústria de vendas de veículos elétricos. A empresa informou aos investidores que a demanda por seus veículos totalmente elétricos está entre duas grandes ondas de crescimento. Em abril, a montadora com sede em Austin demitiu mais de 10% de sua força de trabalho, incluindo pessoal de vendas.
Mesmo assim, a Tesla disse ainda em outubro que esperava alcançar um crescimento modesto em suas entregas para todo o ano de 2024.
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Expectativas para 2025
Musk disse aos investidores na última chamada de resultados da Tesla que ele vê um crescimento de 20% a 30% em 2025, impulsionado em parte por um veículo mais acessível, que deve ser revelado na primeira metade do ano, e pela tecnologia autônoma da empresa. A empresa falou pouco sobre como será esse novo veículo ou qual será seu preço.
Já há algumas dúvidas sobre a capacidade da empresa de atingir o objetivo de crescimento de Musk para este ano, especialmente se os créditos fiscais para veículos elétricos forem reduzidos sob Trump. O presidente eleito tem sido crítico das políticas para o setor da era Joe Biden e dos créditos fiscais, que Musk afirmou em julho que prejudicariam a Tesla a curto prazo — mas prejudicariam mais os concorrentes da Tesla.
Ao mesmo tempo, espera-se que Trump afrouxe as regras federais sobre veículos autônomos, o que poderia beneficiar a Tesla e suas ambições com o robotáxi. Musk foi um dos maiores doadores republicanos em 2024 e se tornou parte do círculo interno de conselheiros de Trump.
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Atentado em Las Vegas
O Cybertruck da Tesla chamou a atenção esta semana após uma das unidades explodir fora de um hotel de Trump em Las Vegas, matando uma pessoa e ferindo várias outras. O Federal Bureau of Investigation (FBI) está investigando o incidente e explorando se há ligações com um ataque em Nova Orleans várias horas antes que matou pelo menos 15 pessoas.
Musk disse nas redes sociais que a Tesla determinou que a explosão em Las Vegas foi causada por algo na caçamba do caminhão e não tinha relação com o veículo em si.