A General Motors (GM) e uma parceira sul-coreana decidiram suspender a segunda fase de uma fábrica de materiais para baterias em Quebec, no Canadá. Diante dessa incerteza, a Vale cancelou um projeto de produção de sulfato de níquel previsto para abastecer a montadora.

O acordo entre as empresas havia sido firmado em 2022, quando a GM se comprometeu a comprar o metal da mineradora brasileira como parte de sua estratégia para fortalecer a cadeia de suprimentos de baterias voltadas a veículos elétricos. No entanto, a demanda abaixo do esperado pelos modelos a bateria e mudanças recentes na política dos Estados Unidos — que reduziram os incentivos à compra de carros elétricos — fizeram as companhias repensarem seus planos de investimento.

Nesta semana, a montadora norte-americana informou que vai registrar um impacto de US$ 1,6 bilhão em custos relacionados à desaceleração de seus projetos de eletrificação. Segundo comunicado enviado à SEC (a comissão de valores mobiliários dos EUA), US$ 1,2 bilhão serão perdas contábeis sem efeito em caixa, enquanto o restante se refere ao cancelamento de contratos e acordos comerciais ligados a investimentos em veículos elétricos.

“A estratégia de longo prazo da GM é construir um negócio de veículos elétricos rentável na América do Norte. Diante da dinâmica atual do mercado, a GM e nossos parceiros decidiram pausar a segunda fase do projeto”, afirmou um porta-voz da companhia em nota enviada por e-mail.

A parceira da GM no projeto é a sul-coreana Posco Future M Co.. De acordo com a montadora, a primeira fase da fábrica segue dentro do cronograma e deve começar a produzir materiais ativos de cátodo — essenciais para baterias de veículos elétricos — no próximo ano.

Em comunicado separado, a Vale confirmou que a decisão da GM elimina, por ora, a necessidade de fornecimento de sulfato de níquel.

“Como resultado, a Vale Base Metals precisará encerrar o projeto de sua planta de sulfato de níquel”, informou a companhia, acrescentando que o investimento estava estimado em C$ 325 milhões (cerca de US$ 231 milhões).