Fumaça azul, branca e vermelha sobre a Ponte Alexandre III no rio Sena, com anéis olímpicos.
Cerimônia de abertura em Paris trouxe espetáculo a céu aberto ao longo do Rio Sena. Foto: Alexandre Loureiro/COB

As Olimpíadas de Paris marcam a volta do público a este que é o maior evento esportivo do mundo. Nas últimas Olimpíadas, realizadas em Tóquio, a pandemia da Covid-19 impediu que as competições tivessem presença de torcedores. Além disso, rigorosos protocolos de segurança e testes de Covid eram realizados periodicamente com quem estava envolvido com as Olimpíadas.

Por causa da pandemia, as Olimpíadas de Tóquio não foram na data previamente prevista, em julho de 2020, mas só puderam ser realizadas um ano depois, em julho de 2021.

Isso acabou quebrando o famoso “ciclo olímpico” de quatro anos entre cada edição dos Jogos. Mas, afinal, por que os Jogos Olímpicos são realizados a cada quatro anos?

O Comitê Olímpico Internacional (COI) explica que este período respeita as origens dos Jogos Olímpicos, que aconteciam a cada quatro anos em Olímpia, na Grécia Antiga.

“O intervalo de quatro anos entre as edições dos Jogos Antigos foi denominado ‘Olimpíada’ e foi usado para fins de datação na época: o tempo era contado nas Olimpíadas e não nos anos.”

comitê olímpico internacional

LEIA MAIS: Olimpíadas já são o terceiro maior evento esportivo mais rentável

Todas as Olimpíadas de Verão