Siga nossas redes

Cafeína

Por que os gastos públicos passaram de ‘vilões a mocinhos’ durante a pandemia?

Economistas que criticavam o aumento dos gastos públicos e a intervenção do Estado na economia mudaram de ideia com a crise provocada pela pandemia; Samy Dana explica por que

O que acontece quando o governo aumenta gastos? Quais são os efeitos na economia e no seu bolso? No Cafeína de hoje, você vai ver quais são as consequências da elevação dos gastos públicos em ‘condições normais’ e por que economistas que condenam a participação do Estado na economia passaram a apoiar a mão mais pesada do governo durante a pandemia.

Para isso, Samy Dana e Priscila Yazbek mostram de forma simples como o aumento de gastos pressiona a inflação e provoca a elevação dos juros básicos e por que o avanço da dívida do governo piora a credibilidade do país. Veja também a opinião de especialistas em contas públicas, que avaliam o cenário atual e explicam por que governos do mundo todo estão gastando dinheiro como nunca.

E a Taís Laporta mostra que os brasileiros agora têm um novo fantasma. Se antes era a hiperinflação que assombrava a economia, com a crise do coronavírus o fantasma da vez é a deflação.  

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.