A AB InBev disse que vai colaborar com a Netflix em uma variedade de produções, como The Gentlemen (do Reino Unido), Brasil 70 — A Saga do Tri (do Brasil) e Culinary Class Wars (da Coreia do Sul). Segundo a companhia, as campanhas incluirão ativações com consumidores, integrações de marca nos títulos, embalagens de edição limitada, promoções digitais e mais.
As duas empresas também farão campanhas em eventos ao vivo da Netflix, como a luta de boxe Canelo vs. Crawford, o jogo ao vivo da NFL no dia de Natal de 2025 e a Copa do Mundo Feminina de 2027. Para a cervejaria, a parceria é uma oportunidade de “criar experiências mais profundas com os consumidores”, de acordo com a AB InBev.
A parceria com a Netflix chega no momento em que a gigante de bebidas tenta impulsionar as vendas em meio ao arrefecimento do consumo de álcool no mundo. No primeiro semestre de 2025, o volume vendido pela AB InBev caiu 2% na comparação anual, em grande parte devido à fraqueza na China e no Brasil, por meio da Ambev, prolongando as quedas observadas em 2023 e 2024.
A AB InBev não está sozinha. Muitas empresas de cerveja, vinho e destilados vêm enfrentando dificuldades, à medida que consumidores — especialmente a Geração Z e os millennials mais jovens — reduzem o consumo de álcool por conta da pressão inflacionária, de preocupações com saúde e da popularidade de outras opções de lazer.
No início deste mês, a Constellation Brands, distribuidora nos EUA das cervejas Corona e Modelo, cortou sua projeção para o ano fiscal, passando a esperar queda orgânica nas vendas de cerveja de 2% a 4% no ano fiscal de 2026. As vendas de vinhos e destilados devem recuar ainda mais — entre 17% e 20%.
“Nos últimos meses, as taxas de compra de cervejas premium desaceleraram de forma sequencial, com queda tanto na frequência de visitas quanto no gasto por visita”, disse o CEO da Constellation, Bill Newlands, destacando que as quedas entre consumidores hispânicos foram particularmente acentuadas.
No segundo trimestre, as vendas da fabricante de cervejas Molson Coors Beverage recuaram 1,6% na comparação anual. Na Boston Beer, embora as vendas tenham crescido 1,5%, a taxa de depletion — se os distribuidores estão vendendo para varejistas como bares, supermercados e lojas de bebidas — caiu 5% em relação ao ano anterior, um sinal de que a demanda real do consumidor está fraca.
As ações da Molson Coors Beverage e da Boston Beer acumulam queda de 20% e 27%, respectivamente, no ano. Os papéis da Constellation Brands despencaram quase 40%. Embora as ações da AB InBev subam 17% no acumulado de 2025, o papel caiu 12% desde a divulgação do último balanço, no fim de julho.
Para se posicionar melhor para um futuro com menor consumo de álcool, muitas companhias vêm ampliando seus portfólios para incluir alternativas de baixo teor alcoólico, como hard seltzers e cocktail mixers, versões sem álcool de marcas icônicas de destilados e cervejas, além de bebidas não alcoólicas como energéticos e água tônica.
Embora o segmento não alcoólico ainda seja relativamente pequeno, ele cresce rapidamente. No segundo trimestre, a receita com as cervejas sem álcool da AB InBev — lideradas por Budweiser Zero e Corona Cero (a AB InBev produz e distribui a marca Corona fora dos EUA) — aumentou 33% na comparação anual. Segundo a empresa, o crescimento é especialmente forte entre “novos consumidores e novas ocasiões”.
A AB InBev vem defendendo o consumo moderado e responsável — o que chama de “smart drinking”. “Estamos comprometidos em ampliar nossas opções de cervejas sem álcool”, diz a companhia em seu site, incentivando consumidores a substituir bebidas alcoólicas mais fortes por cerveja ou por bebidas sem álcool em festas, bares e eventos esportivos.
A AB InBev conta com a parceria com a Netflix para estar presente em mais desses encontros sociais. “Streaming é uma experiência social e compartilhada — é uma ocasião em que cerveja e entretenimento se encontram”, disse Marcel Marcondes, diretor global de marketing da companhia.
Escreva para Evie Liu em [email protected].
Traduzido do inglês por InvestNews
Presented by